Buscar no Cruzeiro

Buscar

UPH da Zona Leste terá 10 novos leitos UTI Covid em Sorocaba

06 de Janeiro de 2021 às 11:38
Jomar Bellini [email protected]

UPH da Zona Leste terá 10 leitos de UTI para pacientes com Covid. Crédito da foto: Fábio Rogério (6/1/2021)

A Prefeitura de Sorocaba oficializou nesta quarta-feira (6) a abertura de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19. A estrutura, gerenciada pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia, será montada na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Leste, na Vila Hortência.

O local usado para os leitos é fisicamente isolado do restante da UPH, em uma área antes usada para a estabilização de pacientes, fato que facilitou a implantação da UTI. Os médicos e demais funcionários também não terão acesso ao restante do prédio, para evitar a transmissão do vírus.

Os leitos da UPH terão, ao todo, o custo de R$ 625 mil por mês. Os pacientes serão transferidos gradativamente, conforme as vagas são ativadas. De acordo com o gestor da Santa Casa, padre Flávio Miguel Júnior, cinco leitos já estão disponíveis a partir desta quarta-feira (6) e o restante entrará em operação até sexta-feira (8). “Fisicamente, não temos espaço no prédio da Santa Casa, então a UPH foi a alternativa encontrada para aumentar o número de leitos. É um prolongamento da Santa Casa”, diz o padre.

Para o gestor do hospital, a população deve colaborar respeitando as orientações de prevenção a Covid. “Nenhum leito será suficiente se não tivermos a colaboração da comunidade. É um momento difícil para cidade. Os novos leitos vão colaborar para aliviar o atual quadro, já que até os hospitais particulares estão quase atingindo a ocupação máxima”, analisa.

Durante discurso na UPH, O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) reforçou o pedido de colaboração dos moradores. “As novas vagas devem trazer tranquilidade para que nenhum sorocabano fique sem atendimento, sempre tomando os cuidados necessários”, elencando também as vagas a serem abertas em hospitais estaduais.

Leitos na rede estadual

O Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, também anunciou durante a manhã desta quarta-feira (6) a abertura de 20 novos leitos em UTI nos hospitais estaduais de Sorocaba. Eles devem entrar em operação na próxima quinzena de janeiro, segundo o Departamento Regional de Saúde.

Serão 10 leitos no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), no Jardim Faculdade, e outros 10 no Hospital Regional “Dr. Adib Domingos Jatene”, que fica na Rodovia Raposo Tavares. Além de Sorocaba, as duas unidades também recebem pacientes de outras cidades da região.

Ainda de acordo com o secretário estadual, outros 10 novos leitos serão abertos na Santa Casa de Itu.

Aumento de casos

O anúncio dos leitos é reflexo da preocupação com a escalada de novos casos confirmados de coronavírus e internações na cidade. Nesta terça-feira (5), a Santa Casa de Sorocaba voltou a apresentar 100% de ocupação em seus 40 leitos de UTI Covid, conforme os dados do boletim epidemiológico da SES.

Na mesma data, a cidade também registrou aumento no número de internações em função da pandemia, chegando ao nível de agosto de 2020. Na mesma data, metade das seis mortes registradas na cidade eram de pessoas que não possuíam fatores de risco para a Covid-19. (Jomar Bellini)