Musculação para idosos: quais os benefícios?
A musculação para idosos é essencial para garantir a saúde e o bem-estar, além de melhorar a qualidade de vida. Saiba os benefícios!
A musculação para idosos é essencial para garantir a saúde e o bem-estar, além de melhorar a qualidade de vida.
No entanto, ao falar sobre a musculação para idosos, é normal assimilar apenas ao aumento da força e massa muscular.
É claro que esse também é um excelente benefício, no entanto, é através da atividade física que o idosos pode se sentir mais motivado e confiante.
Isso quer dizer que a musculação para idosos tem direta ligação com a saúde mental, e a sensação de bem-estar.
Inclusive, foi nessa conclusão que chegou um estudo feito no ano de 2018, feito por pesquisadores da Universidade de Jyvaskyla, na Finlândia, e que foi publicado na revista científica Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports.
Além disso, é comum que por volta dos 40 anos de idade a pessoa comece a perder a massa muscular, com uma taxa de mais ou menos 5% ao ano.
Devido a isso, à medida que a pessoa envelhece, ela se torna mais suscetível a alguns problemas e lesões. Em vista disso, a musculação para idosos pode melhorar a mobilidade, saúde metabólica e agudeza mental.
Quais são os benefícios da musculação para idosos?
Praticar qualquer tipo de educação física por si só já é capaz de trazer uma série de benefícios para pessoas de todas as idades.
Afinal de contas, vai muito além do que apenas definir o músculo e promover o fortalecimento muscular, por exemplo.
Os benefícios da musculação na terceira idade é vital para garantir que o idoso possa ter qualidade de vida, uma vez que pode oferecer mais benefícios do que a força muscular. E, dentre todas essas vantagens, podemos citar as seguintes:
1. Fortalecimento de ligamentos, tendões e articulações
A musculação para idosos também envolve o fortalecimento dos tendões, articulações e ligamentos. Sendo assim, previne contra uma série de problemas.
Não é incomum conhecer algum idoso que teve de passar por cirurgia de joanete, por exemplo, devido ao desgaste natural dos ossos.
Mas, à medida que o idoso faz exercícios físicos, isso acaba se tornando cada vez mais difícil de acontecer.
Por consequência, ele vai se sentir mais confiante em fazer algumas atividades sozinho, o que vai ajudar na sua autonomia.
2. Aumento da massa óssea
A musculação para idosos também auxilia no aumento de massa muscular, e melhora a densidade da massa óssea.
Por consequência, evita com que o idoso possa apresentar problemas comuns à sua idade, como a osteoporose.
3. Redução de quedas e suas consequências
Como a musculação melhora a massa muscular, isso também aumenta a força que o idoso tem para se manter equilibrado.
Ou seja, ao fortalecer os tendões e articulações, acaba melhorando o equilíbrio e a precisão de todos os seus movimentos.
Por consequência, isso reduz o risco de quedas, algo que é bem comum na terceira idade, já que o músculo não está tão fortalecido.
Fora isso, como fortalece a massa óssea, ainda que o idoso sofra alguma queda, a fratura se torna cada vez mais rara.
4. Contribui para a manutenção do peso saudável
A musculação para idosos controla o colesterol e melhora o condicionamento físico, algo que contribui para a manutenção do peso saudável.
O nosso tecido muscular é um dos que mais consome energia do nosso organismo. Dessa forma, além do gasto calórico durante a atividade física, quem faz musculação acelera o seu metabolismo e pode queimar calorias mesmo quando em repouso.
Sendo assim, a musculação para idosos ajuda no combate a obesidade, outra coisa que pode gerar uma série de problemas.
Esse é um benefício gigantesco não só para a questão da mobilidade, mas também para evitar ter outros problemas de saúde em decorrência.
Quando o idoso tem um corpo magro, o coração tem que fazer muito menos esforço. Portanto, trata-se de um fator para prevenção de doenças.
5. Oportunidades de socialização
Esse é um fator que nem todos levam em consideração, mas que é bem relevante para os idosos, já que a socialização também melhora o seu bem-estar.
Conversar, conviver e encontrar pontos de afinidade é excelente para melhorar o humor do idoso, o que também melhora a manutenção da cognição.
6. Alívio das dores
A musculação para idosos é muito importante para ter alívio de dores, algo que costuma ser bem presente nessa época da vida.
Primeiro que, quando as articulações estão fortes, evita o sobrecarregamento, o que é vital para os que sofrem de problemas como artrose.
Além disso, durante a prática de um exercício, isso estimula o corpo a produzir neurotransmissores, como a endorfina, a qual proporciona uma grande sensação de bem-estar e funciona como um anestésico.
7. Controle da glicose
Todas as pessoas que fazem algum treino de força conseguem melhorar o controle de glicose, sendo que isso pode ter um resultado tão bom quanto o uso de medicamentos próprios para isso.
8. Previne a atrofia muscular
Não é raro encontrar familiares que procuram algum tipo de andador para idosos devido algum problema muscular.
É fato que, após os 40 anos de idade, todo mundo sente nem que seja um pequeno grau de atrofia muscular.
No entanto, o grande problema é em como isso ocorre, qual é a extensão do problema. Mas, pessoas que não fazem atividade física estão ainda mais suscetíveis a esse problema.
Inclusive, diversas são as pesquisas que corroboram que a falta de atividade física é a responsável por grande parte da perda muscular.
9. Fortalece os ossos
Com o passar do tempo, o idoso tende a perder a força, haja vista que é um processo natural de todas as pessoas.
Mas, quando se faz um treinamento com pesos, isso fortalece o osso como um todo e evita possíveis riscos como doenças e lesões.
Inclusive, o idoso pode sentir uma grande melhora e disposição em seu dia a dia, como ao carregar compras, subir ou descer escadas, caminhar etc.
10. Melhora a saúde do coração e a qualidade do sono
Após os 60 anos, mais ou menos, também é normal que o idoso tenha alguns riscos à saúde do coração.
Mas, a partir do momento que se tem práticas de exercícios, isso irá fortalecer o sistema imunológico como um todo.
Isso acontece porque acaba regularizando a produção de células de defesa do organismo, incluindo do coração.
Além disso, tanto os vasos sanguíneos quanto as artérias ficam mais resistentes, o que tende a melhorar a circulação sanguínea.
Sendo assim, o aumento do fluxo se torna capaz de eliminar a gordura e o excesso de substâncias, as quais podem ocasionar em problemas como diabetes e colesterol.
Como se tudo isso não bastasse, a atividade física também irá aumentar a produção da melatonina, o hormônio do sono.
Isso quer dizer que o idoso passa a ter sono profundo e ininterrupto, algo que torna capaz de repor todas as energias ao longo do dia.
Por consequência, o cérebro irá receber mais sangue e oxigênio, algo que irá dar ao idoso uma grande melhora em sua capacidade de concentração e memória.
11. Melhora a qualidade de vida
É verdade que alguns idosos não aceitam cuidados, em especial porque querem ter a sua liberdade e autonomia para fazer as coisas.
No entanto, a musculação para idosos também ajuda muito nisso, haja vista que, com o fortalecimento dos ossos, o idoso irá se sentir mais confiante e disposto a fazer as coisas, algo que impacta de forma direta a sua qualidade de vida.
Referências
A importância da atividade física na terceira idade. Disponível em:
https://www.paulista.pe.gov.br/site/noticias/detalhes/5242
Strength and Power Training for Older Adults. Disponível em:
https://www.health.harvard.edu/exercise-and-fitness/strength-and-power-training-for-older-adults