Vida saudável

Além do corpo, corrida e caminhada também beneficiam a mente

Preparador físico fala sobre os benefícios dessas atividades para a saúde psicológica
A corrida e a caminhada reduzem a ansiedade e o estresse e melhoram a qualidade do sono. Crédito da foto: Emídio Marques

O Brasil é o País mais ansioso do mundo. Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), 18,6 milhões de brasileiros sofrem com o transtorno, o equivalente a 9,3% da população.

Conforme especialistas, além dos medicamentos, as atividades físicas – como caminhada e corrida – podem auxiliar na melhoria desse e de outros problemas psicológicos. Por isso, de acordo com Marcos Paulo Garcia Souza, preparador físico do Projeto Eu, a prática de correr e caminhar beneficia não somente o corpo, mas também a mente.

Souza explica que esses exercícios ajudam a regular os níveis de cortisol (hormônio do estresse) no organismo. Segundo ele, a produção desse hormônio é maior durante a manhã.

Por isso, quem caminha ou corre logo ao amanhecer tende a se manter calmo e tranquilo durante o dia. Por outro lado, exercitar-se à tarde, após uma rotina pesada e estressante, também é positivo, informa Souza. Isso porque, nesses casos, as práticas reduzem e normalizam a quantidade desse hormônio no corpo, que, consequentemente, aumentou ao longo do dia.

Com isso, o adepto dessas atividades físicas fica menos propenso a desenvolver síndrome do pensamento acelerado. Além disso, se estiver livre de preocupações, conseguirá até mesmo dormir melhor. E esse é mais um benefício da corrida e caminhada: a melhora na qualidade do sono.

Porém, esses exercícios não devem ser realizados à noite, já que aceleram o metabolismo. “A principal fase do sono, que a fase rem [sono profundo], acaba sendo comprometida pela aceleração do metabolismo”, explica Souza.

Além disso, segundo o preparador físico, a caminhada e a corrida favorecem, também, a saúde física. A prática auxilia, principalmente, na melhoria de todos os problemas metabólicos ocasionados pelo sedentarismo.

Ele destaca que, conforme estudos, caminhar durante 450 minutos por semana – o equivalente a uma hora por dia – aumenta a expectativa de vida em cerca de quatro a cinco anos. Conforme Souza, caminhadas de, no mínimo, uma hora por dia também fortalecem os sistemas cardiovascular e cardiorrespiratório, ajudam no emagrecimento e aumentam a resistência corporal em si. “Isso somente com atividades de baixa intensidade e longa duração, que seria a caminhada moderada”, diz.

Marcos Garcia: corrida e caminhada também beneficiam quem sofre de síndrome metabólica. Crédito da foto: Ednilson Jodar Lopes

Já a corrida, por ser uma atividade de longa duração e baixa intensidade, regula as taxas de colesterol, triglicérides e glicemia. Também reduz a pressão arterial e melhora a oxigenação do organismo. A prática beneficia, principalmente, aqueles que sofrem de síndrome metabólica, afirma Souza.

Essa síndrome, segundo ele, é definida por cinco fatores: sobrepeso ou obesidade, hipertensão e elevação dos índices de colesterol, glicemia e triglicérides. “Três desses componentes já alterados em exame mostram que o indivíduo já está em uma síndrome metabólica. E muitos exames são melhorados a partir do momento em que a pessoa começa a praticar uma atividade física”, reforça. Para quem sofre dessa condição, os exercícios mais indicados são as corridas de 5,4 e 10,4 quilômetros.

Souza explica que a principal diferença entre os exercícios realizados nas academias e a corrida e a caminhada é justamente o tipo de benefício de cada um dos exercícios. Conforme ele, o hábito de malhar aumenta a força muscular, enquanto as outras duas atividades beneficiam, principalmente, a musculação cardíaca. “São músculos diferentes que precisam de uma atenção maior”, enfatiza.

 

Corrida e Caminhada Cruzeiro do Sul

A 12ª Corrida e Caminhada Cruzeiro do Sul será disputada em 30 de junho (domingo), a partir das 8h. O evento terá caminhada de 3 quilômetros, além de corrida com percursos de 5,4 e 10,4 quilômetros.

A largada será feita de dentro do jornal Cruzeiro do Sul. Os participantes da caminhada farão o percurso na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, entre os retornos próximos ao Fórum Cível e à biblioteca municipal.

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Quem for correr sairá pela Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, acessará as avenidas Rudolf Dafferner e Professor Joaquim Silva e retornará para o jornal Cruzeiro do Sul. Os participantes da corrida de 10,4 quilômetros farão esse percurso duas vezes.

Na chegada, os participantes terão a oportunidade de passar por dentro do prédio onde está instalada a máquina utilizada para imprimir o jornal Cruzeiro do Sul, seja caminhando ou correndo.

Retirada de kits

A retirada dos kits da 12ª Corrida e Caminhada Cruzeiro do Sul acontecerá exclusivamente no Shopping Cidade Sorocaba, no piso L2. A distribuição será feita nos dias 28, das 14h às 22h, e 29, das 12h às 22h.

Para retirar o kit é indispensável a apresentação do comprovante de inscrição pago e documento de identificação original com foto. No dia da corrida, esse processo será feito exclusivamente para corredores que não residem em Sorocaba (mediante conferência do endereço do cadastro que consta na inscrição), comprovante de inscrição pago e documento de identificação original com foto.

A 12ª Corrida e Caminhada Cruzeiro do Sul é patrocinada pelo Tauste – Faz toda a diferença, Shopping Cidade Sorocaba e Universidade Paulista (Unip). O evento tem o apoio da Record TV Paulista, Prefeitura de Sorocaba, Urbes, Opt Óculos, Unimed Sorocaba, Água Mineral Natural Klarina, Pipocas Clac, Bufo & Silva Corretora de Seguros, do Projeto Eu, Sorocaba Esportes, Mundo Verde, MaxxiOvos Fit. A organização é da Associação de Atletismo Santi Pegoretti (Aasp). (Vinicius Camargo)

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