Buscar no Cruzeiro

Buscar

Efeitos Nocivos dos Uso Excessivo do Celular para os Adolescentes

Um estudo recente mostrou que diversos problemas de saúde são provocados pelo uso excessivo, entre eles tendinite adolescente

28 de Julho de 2022 às 17:56
Senhor Tanquinho [email protected]
efeitos nocivos uso celular
efeitos nocivos uso celular (Crédito: PIXABAY)

Se você perguntar a qualquer adolescente, eles dirão que é difícil tirá-los do telefone. E se você tem passado muito tempo analisando esse assunto, também deve saber que existem muitos problemas associados ao uso excessivo do smartphone.

Por exemplo, a maioria das pessoas acredita que pode causar problemas de saúde como a obesidade. Foi até sugerido que o uso excessivo de celulares pode levar à depressão. No entanto, estudos sugerem que é preciso atenção ao uso, para não cometer excessos

Eles podem estar perdendo habilidades sociais porque não interagem mais cara a cara com outros adolescentes. Outro problema é que eles parecem se sentir mais isolados do que nunca. Eles podem facilmente perder a noção do tempo enquanto estão constantemente conectados à internet. A pesquisa descobriu que os adolescentes tendem a ficar online por mais tempo quando têm um smartphone, especialmente durante os fins de semana.

O lado negativo é que um estudo recente identificou diversos problemas de saúde provocados pelo uso excessivo, entre eles estão os jovens que sofrem de 'tendinite adolescente', que são adolescentes que passam muito tempo utilizando os celulares, provocando lesões por uso excessivo das mãos que ocorrem quando as pessoas estão digitando sem parar. Isso não é surpreendente, pois digitar em um telefone é realmente muito diferente de escrever no papel.

Outra preocupação com o uso de smartphones é que os usuários jovens podem estar menos cientes do que está acontecendo ao seu redor porque estão muito ocupados enviando mensagens de texto, navegando na web ou verificando e-mails.

E o uso do celular enquanto dorme? Este é outro comportamento nocivo, já que muitos também apagam as luzes na cama, mas continuam acordados para checar mensagens, textos, tweets, etc., muitas vezes antes de terem tempo suficiente para voltar a dormir. 

Como os smartphones estão cada vez mais presentes em nossas vidas, criamos este guia que explica como os smartphones podem impactar negativamente sua saúde. Entenda melhor as doenças por trás deste problema.

1.Tendinite

Os smartphones tornaram-se uma parte importante da vida de muitas pessoas. Se você é um deles, então é preciso ter cuidado para não sofrer nenhum efeito negativo da tecnologia.

Uma coisa que você deve saber é que o uso excessivo de um smartphone pode levar a certos problemas de saúde. Por exemplo, você pode ter tendinite. A tendinite ocorre quando os tendões ficam inflamados. A causa mais comum desse problema é o movimento repetitivo que acompanha o uso de um smartphone.

Outra condição que você precisa observar é a depressão. O uso excessivo de um telefone pode levar a sentimentos de tristeza e solidão.

E, por último, há também o risco de desenvolver a doença de Alzheimer. As pessoas que passam muito tempo em seus telefones correm maior risco de sofrer de demência.

Mas não há motivos para pânico, você pode reduzir as chances desses problemas ocorrerem, simplesmente tomando cuidado com seus hábitos com o smartphone.

2. Estresse 

A tecnologia se tornou uma parte tão importante da vida cotidiana que muitas pessoas se esqueceram de como viver sem ela. É por isso que você deve se certificar de que está tomando as medidas necessárias para se proteger dos efeitos nocivos da tecnologia. 

Embora quase todas as nossas atividades dependam de estar conectado ao celular, isso não deve ser algo que lhe cause transtornos.

Primeiro, você precisa desligar todos os dispositivos da sua casa quando for dormir. Você não deve verificar e-mails, textos e páginas de mídia social enquanto dorme.

Se você quiser dar um passo adiante, tente desligar completamente a Internet. Se você fizer isso, descobrirá que não sentirá vontade de verificar seu telefone.

Você também precisa limitar seu tempo no Facebook. O problema com esse tipo de site é que ele incentiva você a passar muito tempo olhando a vida de outras pessoas em vez de se concentrar na sua.

Finalmente, você pode começar a se exercitar com mais frequência. Quando você se exercita, libera endorfinas em seu cérebro, o que ajuda a combater a depressão e a ansiedade. Além disso, você perceberá que terá menos pensamentos sobre o trabalho quando sair da cama.

Em geral, manter a forma é importante para prevenir a maioria das doenças crônicas. O exercício pode ajudar a baixar a pressão arterial, o colesterol e o índice de massa corporal. É uma ótima maneira de relaxar, também!

3. Perda de Sono

O sono é vital para um corpo saudável. Sem dormir o suficiente, seu sistema imunológico ficará fraco e você terá mais dificuldade em combater doenças.

Se você está tendo problemas para adormecer, então você pode querer ler o artigo abaixo. Este guia explica por que a tecnologia pode atrapalhar sua capacidade de dormir com qualidade.

A tecnologia não é usada apenas para se entreter. Se você usa a internet, assiste televisão, ouve música ou verifica sites de mídia social, pode acabar atrapalhando seu sono. Todas essas atividades exigem que você preste atenção a elas. Ao fazer isso, você não conseguirá relaxar e terá dificuldade em adormecer.

Isso ocorre porque toda a atividade que você precisa fazer manterá sua mente ativa. Mesmo que você se sinta cansado, ainda está pensando no que estava fazendo no início do dia. Como resultado, você começará a se preocupar com trabalho, escola ou outras coisas.

Se você sofre de problemas de sono, certifique-se de descansar com qualidade suficiente. Dormir menos de sete horas por noite está associado a maiores riscos de doenças cardíacas, diabetes, obesidade, depressão e até câncer. Se você puder melhorar seu horário de sono, poderá evitar muitas dessas condições de saúde.

Você deve tentar evitar o uso de qualquer tipo de dispositivo eletrônico antes de dormir. Você não deve  ficar acordado à noite para poder acompanhar seus e-mails ou assistir TV. Em vez disso, você deve ir para a cama quando estiver pronto para descansar.

4. Acidentes

Embora não seja comum adolescentes que tenham carteira de motorista, é importante lembrar aos que possuem, que é preciso estar atento enquanto dirige. 

Ao dirigir, você precisa ter cuidado. Há muitas coisas que podem acontecer enquanto você está ao volante. O celular pode gerar muitas distrações colocando a sua vida e a de terceiros em perigo. 

Aqui estão quatro maneiras de se manter seguro na estrada.

Evite enviar mensagens de texto ou usar a internet enquanto estiver dirigindo. Você pode se sentir tentado a fazer isso, mas é melhor resistir à tentação.

Utilize o cinto de segurança. Na verdade, você deve usá-lo sempre que entrar no carro, esteja dirigindo ou não.

Evite o uso de seu dispositivo móvel quando estiver no posto de gasolina. Embora o Apple CarPlay seja um excelente sistema para utilizar enquanto dirige, não permite que seja uma distração enquanto estiver no volante.

Você também deve tentar estar mais atento a quanto tempo passa usando seu telefone ou tablet ao dirigir. Dirigir e enviar mensagens de texto enquanto fala ao telefone celular pode levar a acidentes perigosos.

5. Ansiedade

Você pode ter ouvido pessoas falando sobre os smartphones serem ruins para você. No entanto, a verdade é que eles realmente não são prejudiciais. O problema vem de como a tecnologia afeta nossos cérebros.

Por exemplo, o uso de mídias sociais pode causar estresse. Isso significa que as pessoas que passam muito tempo em seus telefones podem sofrer de ansiedade. E isso não se limita apenas aos adolescentes. Muitos adultos também se sentem ansiosos quando estão constantemente conectados ao telefone.

Além disso, a quantidade de informações que você obtém através do seu smartphone é esmagadora. Se você não fizer pausas, acabará se sentindo estressado.

Por fim, a maneira como interagimos com nossos smartphones dificulta o foco em outras coisas. Por exemplo, você pode verificar facilmente seu e-mail quando deveria estar estudando para um teste.

E se você se sentir ansioso, converse! Falar sobre as coisas é uma boa maneira de aliviar o estresse – principalmente com pessoas em quem você confia. Além disso, exercite-se regularmente, pois isso se mostrou eficaz na redução dos níveis de ansiedade.

 

Contribuição: William Mendes, redator e mercadólogo