Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tendinite: Saiba o que é e como tratar

25 de Abril de 2022 às 11:38
Senhor Tanquinho [email protected]
tendinite
tendinite (Crédito: freepik)

Entre os diferentes sintomas de tendinite que aparecem em todas as idades, o primeiro é a grande dificuldade em movimentar os membros afetados ou inchados. Sendo mais comum nas mãos, ombros, cotovelos, joelhos ou tornozelos.

 

A tendinite é, basicamente, uma inflamação no tendão e pode ser causa de um enrijecimento fora do normal diante do envelhecimento do corpo, devido a algum forte atrito, esforço demasiado ou movimentos repetitivos como no caso de atletas.

 

A opção de utilizar equipamentos específicos, nesse caso, é bastante útil. Inclusive, entre as opções estão as luvas ortopédicas, palmilhas, tornozeleiras, pomadas naturais e especializadas em dores locais ou inchaços repentinos.

Você sabe quais são as principais causas da tendinite?

Observado em um simples exame admissional para empresas, que é necessário antes de qualquer contratação, o esforço repetitivo dos membros superiores e inferiores, também chamado de LER, é devido ao excessivo esforço e movimento repetitivos. 

 

Inclusive, acaba, muitas vezes, sendo chamado de doença ocupacional, afinal é capaz de deixar o indivíduo totalmente imobilizado, ou então afastado do trabalho até se recuperar e movimentar os membros normalmente.

 

Esse problema é muito comum em trabalhos braçais, como em Caldeiraria de tubos, que exigem um esforço de movimento demasiado em longos períodos consecutivos. Entretanto, a falta de postura e de apoio para as partes do corpo também são causas comuns.

 

Além dos inchaços nos locais, os sinais mais comuns e os fatores de risco são:

 

  • Dor no local atingido;
  • Dificuldade de realizar movimentos simples;
  • Diminuição de força;
  • Atrofia total da musculatura.

 

Quando há dor localizada, é recomendável aplicação de compressas durante três ou quatro vezes ao dia, por no máximo vinte minutos. 

 

Se no dia a dia de trabalho encontra dificuldades, principalmente na empresa de segurança do trabalho, ou mesmo em casa, ao cozinhar ou mudar um móvel, é importante a ajuda médica para ter um diagnóstico.

 

Existe a variação de tratamento, de acordo com a região afetada, com a fisioterapia e exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos, assim, acelerando o processo de cicatrização dos tendões mais afetados.

 

É importante consultar um ortopedista ou então consumir remédios caseiros com ação anti-inflamatória, como chá de gengibre ou erva-doce. Ademais, a diminuição da força e a atrofia da musculatura estão mais ligados quando a tendinite é grave ou crônica. 

 

Se não for tratada corretamente, pode ocasionar a atrofia muscular mencionada nos tópicos acima, sendo que nos pulsos está a modalidade mais comum da tendinite. Dificultando, assim, o Laudo técnico de segurança e habitabilidade, caso seja necessário.

Conheça os diferentes tipos de tendinite

Geralmente, a tendinite acontece nas mãos, ombros, cotovelos, joelhos ou tornozelos. Entretanto, todas têm cura, sendo mais comuns entre pessoas com mais de quarenta anos, porém isso não limita que afete outras idades.

 

Falando sobre os tipos, a tendinite de quervain (tendinite no polegar) é o que afeta o ligamento entre o polegar e o punho. Ela foi descoberta há mais de dezoito anos por um médico Suíço, e acomete principalmente as mulheres entre trinta e cinquenta anos.

 

O tratamento inicial é de modo conservador, ou seja, vai melhorando conforme a prescrição do médico, com laudo ergonômico, fisioterapia e consequentemente a mudança de atividades feitas diariamente.

 

Essa patologia está suscetível a qualquer pessoa, e gera muito incômodo ao longo do dia. E entre os membros citados acima que podem ser acometidos, está o joelho como o mais complexo e de difícil recuperação.

 

Lembre-se: quando há uma inflamação, é o corpo querendo alertar sobre o excessivo impacto que está sendo causado. No entanto, é sobre essa área especificamente que há uma sobrecarga, e não são apenas os atletas expostos a essas condições problemáticas. 

Atenção: bursite não é tendinite

Entre os sintomas mais sentidos com bursite, é possível destacar a dor local das bursas, associada aos músculos muito próximos dos tendões. Logo, para diferenciar, é necessário exames físicos de imagem, mas pode acontecer da bursite virar uma tendinite e vice-versa.

 

Ademais, bem diferente da tendinite está a câimbra, que é uma dor de origem repentina, ligeiramente associada à contratura muscular. Rapidamente passageira, facilmente notada com um exame médico que mostra a diferenciação.

 

A falta de alongamento local é um grande fator de risco, seja você atleta ou não. Caso prefira efetuar o tratamento com o uso de analgésicos (medicamentos anti-inflamatórios), eles podem ser usados mediante a recomendação adequada do médico.

 

Lembre-se: toda atenção é pouca no ambiente de trabalho, e para não sobrecarregar os membros do corpo, principalmente para quem trabalha horas e horas sentados em frente ao computador produzindo consultoria ambiental ou no controle de maquinarias pesadas.

 

Mediante os dados disponibilizados pela Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, cerca de 30% a 40% de todos os atendimentos e centros de dor e especialidades, referem-se a afecções musculoesqueléticas, ou seja, são as tendinites que compõem esses dados.

 

Contudo, a tendinite pode acometer qualquer pessoa, seja com o uso errado de uma furadeira pneumática, ou uma lesão por repetição. Assim, ela contém uma série de tratamentos que podem ser feitos.

Veja quais exames podem ser feitos

Existem muitos exames que podem ser feitos, entre eles estão os exames físicos para verificar se o problema é de fato tendinite, lesão muscular ou até mesmo a lesão articular.

 

Já com os exames de imagem, que são complementares, entre os mais frequentes estão a ultrassonografia e ressonância magnética, ambas indicadas em caso de dores ou inchaços repentinos em lugares como as articulações. 

 

Seja qual for a consulta, descrever o que está sentindo é primordial, bem como responder algumas perguntas do médico referente ao quadro de dores, por exemplo, há quantos dias está sentindo o incômodo ou se houve práticas regulares de exercícios repetitivos.

 

Um dos tratamentos envolve a acupuntura, assim facilita para ocorrer a reabilitação muscular. Outras opções recomendadas são: repouso do tendão afetado, utilizando tipóia ou tala, correção da postura, mudanças de hábitos alimentares e de exercícios.

 

Fazendo dessas recomendações práticas diárias, as dores não voltam tão cedo e é muito mais eficaz quando são feitas por um profissional, pois apenas o médico tem condições de indicar o melhor tratamento para cada caso.

Como aliviar a tendinite?

Dependendo da intensidade, complicações e do local, é necessário repousar e evitar movimentos do local afetado, também se possível fazer as compressas, medicações como anti-inflamatórios, fisioterapia e acupuntura.

 

Logo, o tempo de repouso será determinado pelo profissional da saúde, sem que acarrete em futuras complicações, o ideal é fazer compressa de gelo para casos agudos (recentes) ou mesmo água quente para os casos considerados crônicos.

 

Esses e outros métodos de prevenção da tendinite, e assim impedir que a tendinite retorne, por exemplo:

 

  • Alongar-se diariamente;
  • Respeitar os limites corporais;
  • Mudança de hábitos nocivos;
  • Correção de postura;
  • Fortalecimento natural dos músculos;
  • Cirurgia para tendinite.

 

Em último caso a cirurgia para tendinite é necessária, desde que os métodos tradicionais falhem. O foco é em descomprimir os tendões apertados, liberação de aderências e limpeza total das inflamações presentes ao redor do tendão.

 

Por isso, sua recuperação exige repouso absoluto, juntamente com a imobilização dos afetados, utilizando tala, ou mesmo um suporte removível, variando a sua duração dependendo de cada caso. 

 

Mas em comum, toda recuperação leva em cerca de alguns dias, ou semanas. Sem exceder o repouso também, a fim de sempre manter elevado o local da inflamação, focando em reduzir a vermelhidão.

 

Hoje, a indicação pela fisioterapia é bastante comum para os casos de inflamação nos tendões, pois a avaliação completa pode acontecer de forma rápida e concisa. Assim, aplicando os exercícios físicos ideais para cada situação. 

 

Dependendo de cada desenvolvimento pessoal, este tratamento pode ter a duração média de cerca de duas semanas, seguindo conforme a frequência indicada.

Considerações finais

Certamente com o auxílio de um especialista e prevenções, como controle de peso e alongamentos diários podem ajudar bastante, funcionando como uma licença ambiental dentro das áreas que têm esse foco, por exemplo.

 

Fortalecer o tendão, praticar exercícios físicos com conscientização, não exceder nas práticas esportivas nem na intensidade ou peso, estão entre as principais medidas capazes de prevenir a tendinite de maneira simples. 

 

Falamos nesse texto dos prejuízos das atividades repetitivas, principalmente quando se pensa no ramo profissional, o que pode resultar em diversos contratempos.

 

No entanto, de forma a impedir que um deslocamento possa atrapalhar o treinamento de meses de um atleta, a figura do fisioterapeuta precisa estar presente nos vestiários e clubes esportivos, dando um auxílio físico a estes atletas.

 

A mesma coisa vale para aqueles que praticam atividades físicas de forma recreativa, capaz de resultar naquela famosa dor no ombro, que somente um profissional consegue remediar, facilitando o processo natural de cura do corpo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.