Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aplicações da Psicologia esportiva em atletas de alto rendimento

Neste artigo você vai entender mais um pouco sobre a importância da psicologia esportiva e como ela funciona na prática!

27 de Junho de 2022 às 19:49
Senhor Tanquinho [email protected]
prancheta
prancheta (Crédito: pixabay)

Embora o conceito de Psicologia esportiva possa parecer algo novo, saiba que existe desde o fim do século XIX, no entanto, apenas recentemente é que essa área se tornou tão crucial no contexto esportivo.

O esporte e as variáveis psicológicas que influenciam o desempenho dos atletas passou a fazer parte de muitos estudos nos últimos anos, dando origem assim à psicologia esportiva.

Basicamente, ela foca sobre as emoções, pensamentos e comportamentos de todas as pessoas envolvidas no contexto esportivo.

No entanto, ainda existem muitas dúvidas se realmente funciona para melhorar a performance dos atletas.

Se essa também é a sua pergunta, entenda mais um pouco sobre a importância da psicologia esportiva e como ela funciona na prática!

O que é psicologia esportiva?

A psicologia esportiva é o estudo da maneira pela qual os fatores psicológicos influenciam no esporte, nas performances, nos exercícios e atividades físicas.

Certamente, o desempenho de um atleta repousa em grande parte em suas capacidades físicas, porém, o “mental” tem um papel importantíssimo.

Isso significa que para o atleta, é importante gerenciar sua concentração, motivação e seu estresse para melhorar sua performance esportiva.

Não somente os músculos, as articulações, o tônus muscular e a força física entram em jogo na prática esportiva.

O desempenho também se baseia em diversos fatores de ordem mental, por exemplo:

  • A capacidade de se concentrar;
  • A capacidade de gerenciar o estresse (físico ou psíquico);
  • A capacidade de gerenciar sua motivação;
  • A capacidade de lidar com situações imprevistas, como uma lesão ou trauma.

Assim como o físico é trabalhado, é possível também trabalhar a mente, e é aqui que entra a psicologia esportiva.

Provavelmente você já ouviu notícias de atletas que tiveram que se afastar para cuidar da saúde mental, o que mostra mais uma vez a importância do papel da psicologia esportiva.

Qual a importância da psicologia esportiva?

Entendendo um pouco mais sobre o conceito de psicologia esportiva, o que ela trabalha para promover a saúde mental dos atletas?

Antes de continuar, é importante ter bem claro a diferença entre psicólogo e terapeuta, pois no caso da psicologia esportiva, o profissional que vai trabalhar todas essas questões é o psicólogo.

É claro que, dependendo da situação, ele poderá ser encaminhado para um terapeuta, mas o nosso foco aqui é mostrar as áreas trabalhadas na psicologia esportiva.

A psicologia esportiva intervém para melhorar as capacidades psicológicas e emocionais do atleta. 

Esse acompanhamento permite gerenciar melhor o estresse e a concentração do atleta em situações de competições, na presença de grande público, durante esportes coletivos...

É também possível intervir em toda a equipe para melhorar a coesão, a comunicação ou trabalhar a liderança.

Conheça as áreas trabalhadas na psicologia esportiva

Agora que você já sabe a importância da psicologia esportiva, confira as principais áreas que essa área trabalha:

Motivação

A motivação é a chave para alcançar o sucesso, e isso em todas as áreas da vida, mas no esporte, tem um papel essencial.

Quando um atleta se sente motivado, ele vai querer dar o melhor de si, inclusive, essa motivação acaba se refletindo em toda a equipe.

Por outro lado, a desmotivação pode afetar não apenas no seu próprio desempenho, mas na performance de toda a equipe.

Nesse ponto, o psicólogo vai identificar a origem da desmotivação e trabalhar com o atleta todas as questões que possam estar fazendo ele se sentir sem motivação.

Recuperação de lesão

É muito comum no momento de uma lesão, especialmente se for algo mais grave e exigir o afastamento por muito tempo, o atleta apresentar sintomas de depressão, medo, frustração, enfim, pode comprometer seu psicológico.

Além disso, é uma situação que pode vir acompanhada de questionamentos e incertezas, inclusive, se vale a pena voltar ou se terá o mesmo rendimento após a sua recuperação.

A intervenção do psicólogo tem por objetivo elevar a autoestima, a autoconfiança e, principalmente, dar todo o suporte para que ele possa voltar às suas atividades em total segurança.

Liderança

O papel de um líder é essencial em qualquer tipo de trabalho, e não é diferente no esporte.

Isso porque, o líder de uma equipe esportiva precisa transmitir confiança, motivação e segurança.

Nesse sentido, a psicologia esportiva tem o propósito de dar suporte ao líder, dando todas as orientações para que ele desempenhe seu papel da melhor forma possível.

Esportes coletivos

Outro benefício da psicologia esportiva é promover o bom relacionamento entre os atletas, particularmente em esportes coletivos.

A convivência diária pode gerar alguns conflitos entre os membros da equipe, onde o psicólogo atua como um conciliador.

Vale lembrar que problemas de relacionamentos também podem afetar o desempenho de atletas.

Crise de identidade profissional

A crise de identidade não está associada apenas a quem segue uma profissão, mas também muito frequente entre atletas.

Às vezes, alguns atletas se questionam se é aquilo mesmo que querem ou se corresponde aos seus sonhos, e geralmente, essas incertezas podem refletir na sua performance.

Nesse sentido, o psicólogo esportivo vai ajudar na reflexão e no autoconhecimento, a fim que o atleta descubra a sua real motivação e qual é o seu papel.

Conclusão

Como você viu, a psicologia esportiva se tornou imprescindível em qualquer esporte, seja ele individual ou coletivo.

E atletas que não têm um bom equilíbrio de suas emoções, não conseguem lidar com pressões, acabam comprometendo seu desempenho.

Daí a necessidade de contar com a ajuda de um psicólogo esportivo!

O texto acima é uma contribuição do nosso amigo Álvaro Lordelo.