Guia Saúde Sorocaba e Região

Sorocaba confirma 426 casos de dengue em 2019

Sorocaba conta também com 31 casos de chikungunya e um importado de febre amarela, cuja pessoa foi infectada em Cajati



Casos de dengue no Brasil aumentam 149% em janeiro deste ano
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Crédito da foto: Divulgação/ Fiocruz (20/12/2018)

Sorocaba tem 426 casos confirmados de dengue (379 autóctones e 46 importados) em 2019. A informação foi divulgada nesta terça-feira (30) pela Secretaria de Saúde (SES), por meio da Vigilância em Saúde. A cidade conta também com 31 de chikungunya (29 autóctones e 2 importados) e um caso importado de febre amarela, cuja pessoa foi infectada em Cajati, no interior de São Paulo.

Segundo a Prefeitura, os casos estão mais concentrados na zona norte de Sorocaba, em especial na região do bairro Nova Sorocaba. As áreas dos bairros Maria Eugênia, Nova Esperança e São Bento apresentaram aumento do número de casos na última semana.

Devido ao momento epidêmico, a SES realizou no último sábado (27) o 2º Dia D, intensificando ações de rotina das equipes de zoonoses em parceria com equipes das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no combate ao Aedes aegypti. Foram realizadas visitas em 11.202 imóveis de todas as áreas do município, sendo feito vistoria e orientação. Também foram removidos 1.710 quilos de potenciais criadouros do mosquito nos bairros Parque São Bento e Nova Sorocaba.

Leia mais  Elenco do Bentão vê margem para evolução nas próximas partidas

A Secretaria de Saúde informa que denúncias de criadouros do Aedes aegypti devem ser feitas por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura ou ainda em uma das unidades da Casa do Cidadão. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município através do número (15) 99129-2426, das 8h às 17h. Em seguida, uma equipe técnica vai ao local e faz a inspeção da área para tomar as devidas providências. (com informações da Prefeitura de Sorocaba)

Comentários

CLASSICRUZEIRO