Quatro maneiras de encarar os problemas de saúde oriundos do isolamento
Embora o isolamento social seja necessário para conter o avanço da Covid-19, ele pode trazer uma série de problemas de saúde que estão relacionados ao fato de ficar quase o tempo todo em casa. O sedentarismo, o estresse e a alimentação inadequada estão entre as maiores causas desses possíveis problemas. Porém, seguindo algumas dicas é possível estabelecer uma rotina saudável e encarar qualquer adversidade provocada pela situação.
Crie uma agenda de exercícios físicos
Enquanto estamos trabalhando e realizando diversas atividades fora de casa, nosso corpo está se movimentando e queimando muitas calorias. Com o isolamento, o sedentarismo tende a tomar conta, já que os estímulos dentro de casa são bem menores. Para encarar isso de frente, você deve criar uma rotina de exercícios físicos e não se deixar abater pela falta de espaço.
Para ajudar na motivação, procure treinamentos online. Se você está em melhor condição financeira, a dica é contratar um personal trainer virtual para auxiliar nos planos. No entanto, existem diversas alternativas gratuitas, que vão desde vídeos no YouTube ensinando práticas adequadas para espaços pequenos, até grupos de ajuda virtuais, em que várias pessoas se encontram por videoconferência para fazer exercícios em conjunto.
Capriche na alimentação
O estresse do isolamento pode afetar nossa motivação para cozinhar e comer de maneira saudável. Ainda assim, é preciso manter as forças e evitar o consumo desenfreado de alimentos muito pesados, principalmente os gordurosos. A alimentação saudável fornece diferentes nutrientes para o corpo, podendo equilibrar a saúde mental, dar mais disposição para as outras atividades e até aumentar a imunidade do organismo.
Se você não tem disposição nenhuma para seguir uma dieta e cozinhar todos os dias, o ideal é procurar um médico ou nutricionista e conferir se há deficiência em algum nutriente. Assim, você poderá ingerir algum suplemento alimentar para não ser prejudicado. “O mercado de suplementos brasileiro está cada vez mais diversificado, sendo possível encontrar produtos que sanam as mais variadas necessidades”, afirma o CEO da marca de suplementos Sundt, Dannie Hansen.
Mantenha sua casa limpa
Estamos em casa quase o tempo todo. Por isso, é essencial manter todos os ambientes sempre limpos. Isso é capaz de prevenir complicações de saúde ocasionadas pelos germes e pela poeira e ainda ajuda muito na saúde mental, pois o lar organizado colabora para o relaxamento e pode aliviar o estresse.
Encontre novos hobbies
Hoje em dia, há pelo menos uma atividade virtual perfeita para cada pessoa em isolamento. Aproveite o momento e busque novos hobbies, pois a distração é fundamental para evitar o estresse e outros transtornos mentais consequentes da pandemia. Pode ser um jogo de computador, uma série para maratonar, uma prática artística, um grupo de conversas online, passatempos clássicos ou novas leituras. Enfim, opções não faltam.