Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como cuidar de peles oleosas

20 de Agosto de 2020 às 14:57

Os produtos de cuidados para o rosto estão em alta, com cada vez mais marcas e opções disponíveis para todos os tipos de pele, incluindo a oleosa que a mais comum entre brasileiros de todas as idades. Por isso é preciso redobrar os cuidados para que a pele se mantenha saudável e sem a aparência brilhosa.

A esteticista Jaqueline Aguiar explica no Guia de Bem-Estar que as peles levam esse nome porque produzem mais sebo pelas glândulas sebáceas, o que acarreta brilho excessivo, poros dilatados e maior tendência a acnes e espinhas.

“Um dos erros mais comuns que vejo para quem tem pele oleosa é esquecer de hidratar, sendo que toda pele precisa de hidratação. Existem no mercado diversos hidratantes específicos para este tipo de pele, que evitam o chamado efeito rebote, que é quando você tira a oleosidade da pele ao lavar com um sabonete, por exemplo, não hidrata e ela passa a produzir ainda mais oleosidade para evitar o ressecamento” afirma.

Lave e esfolie sua pele

Diariamente você deve lavar seu rosto com um sabonete facial específico para peles oleosas. Ele vai limpar profundamente a sua pele sem ressecar e evitando o efeito rebote.

Já os esfoliantes ajudam a remover cravos e ainda renovam as células da pele. Eles são itens que não precisam ser usados todos os dias porque são indicados para uma limpeza mais profunda.

Equilibrando o PH da pele

Os tônicos faciais para pele oleosa devem ser usados logo após a lavagem do rosto. Eles atuam numa limpeza profunda da pele, removendo as sujidades que ficaram, além de equilibrar o PH da pele e possuir função adstringente. Os tônicos também ajudam a reduzir os poros dilatados.

Hidratação

Conforme já destacado pela esteticista Jaqueline Aguiar, as peles oleosas também precisam de hidratação. As versões “oil free” atuam hidratando a pele para evitar que que as glândulas sebáceas sejam estimuladas a produzir mais óleo. Geralmente as versões ideais são as de gel, gel-creme ou sérum.

Protetor solar facial

O protetor solar deve ser usado diariamente, mesmo que você não vá se expor ao sol. Além de prevenir doenças sérias como o câncer de pele, o protetor auxilia no combate ao envelhecimento precoce, aparecimento de manchas, rugas e linhas de expressão e até no combate a oleosidade. Você encontra diversas opções para a pele oleosa, que inclusive hidratam e ajudam a matificar a pele, evitando aquela aparência oleosa durante o dia.

Em ambientes internos, ele também deve ser aplicado diariamente porque a luz visível aumenta o risco de fotoenvelhecimento, manchas, queimaduras e outros problemas.

Vale ressaltar que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda a reaplicação ao longo do dia a cada duas horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada. Em dias nublados e frios, ele também deve ser usado, pois a radiação UV atravessa