Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vereadores de 9 cidades da região de Sorocaba pegaram Covid-19

19 de Agosto de 2020 às 00:50

Vereadores de 9 cidades da região de Sorocaba pegaram Covid-19 A Câmara de Alumínio, como a de Sorocaba, suspendeu os trabalhos legislativos e administrativos e passaram por desinfecção. Crédito da foto: Divulgação

Ao menos nove das 27 cidades Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) confirmaram casos de Covid-19 em vereadores. Conforme levantamento feito nesta terça-feira (18), pelo Cruzeiro do Sul, um total de doze parlamentares, de nove municípios da RMS foram infectados pelo novo coronavírus.

Em cinco cidades não houve casos confirmados entre os vereadores. O cenário de pelo menos um terço de parlamentares que contraíram a doença pode ser ainda maior. Isto porque 14 municípios que fazem parte da RMS, não responderam até o fechamento desta edição.

Internados por Covid-19

No momento, encontram-se hospitalizados o vereador de Sorocaba, José Francisco Martinez (PSDB) e o presidente da Câmara de Alumínio, Eduardo Jesus de Melo. A Câmara de Alumínio e a de Sorocaba suspenderam atividades administrativas e legislativas. O vereador sorocabano Rodrigo Manga, que é pré-candidato a prefeito pelo DEM, disse que também testou positivo, mas está assintomático e em isolamento domiciliar.

Em Itapetininga, Salto de Pirapora e Mairinque, dois vereadores de cada Casa Legislativa contraíram Covid-19. Já as Câmaras de Votorantim, Ibiúna, Tietê e São Miguel Arcanjo tiveram um vereador testado positivo cada. Todos já estão recuperados.

As cidades de São Roque, Cerquilho, Iperó e Salto não tiveram casos registrados entre os parlamentares e ou assessores. Já a Câmara de Piedade informou que dois funcionários testaram positivo para a doença e já estão recuperados.

O advento da pandemia fez com que boa parte das Casas Legislativas, que tradicionalmente mantêm as portas abertas à população, adotassem diferentes medidas. Ou seja, elas vão desde o fechamento total ao público por 15 dias, caso de Sorocaba, até a “reabertura consciente”. Neste caso, como a anunciada pela mesa diretora de Votortantim nesta semana, passando pela migração das sessões para o ambiente virtual.

Câmaras fechadas

Em Itapetininga, onde foram confirmados os casos dos vereadores Marcelo Nanini e Zé da Escola, todos os funcionários com mais de 60 anos foram afastados e as sessões passaram a ser realizadas de forma remota, na qual todos os vereadores, exceto a mesa diretora, participam de suas respectivas residências.

Na Câmara de Salto de Pirapora, onde foram confirmados os casos do presidente da Mersa, Matheus Marum, e Miguel Marcelo, o atendimento ao público está limitado aos canais digitais e telefone fixo. Já as sessões legislativas são realizadas on-line e transmitidas ao público via Facebook, pois existem três parlamentares no grupo de risco.

Em Mairinque, onde também dois vereadores foram diagnosticados com Covid, as atividades da Câmara chegaram a ser suspensas por dez dias. Desde a retomada, as sessões passaram a ser remotas, já que sete dos 13 vereadores fazem parte do grupo de risco.

A Câmara de Votorantim, que no início da pandemia chegou a suspender as atividades por tempo indeterminado, reabriu ao público na última segunda-feira (17), seguindo protocolo especial que conta com medição de temperatura, higienização das mãos e uso de máscaras. Além disso, é permitida a entrada de apenas uma pessoa por família por ordem de chegada e após encerrado o atendimento anterior.

Covid-19 suspende sessões presenciais

No Legislativo de Ibiúna, as sessões presenciais retornaram nesta terça-feira (18), mas para respeitar as medidas de distanciamento social entre os parlamentares, a posição das mesas do plenário foi alterada.

Na Câmara de Tietê, onde legisla o vereador Adriano Aronchi, que foi infectado em meados de maio e não precisou ficar internado, foram suspensos o atendimento nos gabinetes e instituído teletrabalho para 50% das jornadas de trabalho dos servidores da Câmara. As sessões passaram a ser realizadas on-line, por meio de aplicativo de reuniões digitais.

Na Câmara de Salto, desde o final de abril o expediente administrativo funciona com os servidores em sistema de revezamento e sem atendimento presencial ao público. As sessões ordinárias também voltaram a ser realizadas presencialmente e sem acesso público ao plenário.

Trabalhos legislativos pela internet

Em Piedade, as sessões foram inicialmente suspensas em abril por causa da Covid-19, quando do surgimento dos casos confirmados em dois funcionários, e retornaram em junho passando a ser realizadas quinzenalmente, porém fechadas ao público, que pode acompanhar a transmissão ao vivo por meio de sua página oficial no Facebook.

Na Câmara de São Roque, a assessoria de comunicação informou que foram implantadas medição da temperatura corporal e nível de oxigênio no sangue de todos que precisem acessar o protocolo, que é o único departamento que atende a população presencialmente neste momento. O acesso dos cidadãos continua restrito durante as sessões, que têm sido realizadas por videoconferência.

Em São Miguel Arcanjo, onde foi confirmado o caso do vereador Ricardo Bittencourt Cordeiro, o atendimento ao público está reduzido a 30% da capacidade do local, já a participação desses nas sessões legislativas também está limitada a 30% do público nas cadeiras destinadas ao povo. Os trabalhos legislativos, no entanto, são transmitidos por rádio FM local e no canal oficial da Câmara ao vivo no Youtube. Já a Câmara de Iperó informou que as sessões presenciais estão acontecendo normalmente, porém, pode-se aos munícipes que assistam preferencialmente de suas casas. (Felipe Shikama)