Tecnologia ajuda CPFL a regularizar ligações clandestinas em Sorocaba
Foram realizadas mais de 10 mil inspeções na cidade Sorocaba no primeiro semestre deste ano. Crédito da foto: Pedro Negrão / Arquivo JCS
Com apoio de tecnologia e denúncias, a CPFL Piratininga regularizou 1.115 fraudes no 1º semestre de 2020 nas cidades Sorocaba (865) e Itu (250).
Dessa forma, só em Sorocaba, a empresa realizou, no mesmo período, 10.551 inspeções e o total de energia recuperada foi de 4.152 MWh.
Conforme a CPFL, entre os municípios com maior recuperação de energia na região, Sorocaba ficou em primeiro lugar.
Já em Itu, foram realizadas no total 3.168 inspeções e a energia recuperada no período foi de 1.332 MWh.
Quase 40 mil inspeções
Ainda, de acordo com a CPFL, entre as cidades paulistas onde a empresa atua e foi feito o trabalho de combate a fraudes e furtos de energia, os famosos “gatos”, ou seja, nas regiões de Sorocaba e Jundiaí, o volume obtido em mais de 37 mil inspeções, seria suficiente para abastecer 108.720 residências durante um mês.
A empresa afirma ainda que no primeiro semestre de 2020, após mais de 86 mil inspeções realizadas, a recuperação de energia em toda a área de atuação da companhia foi de 41 GWh, o que abasteceria 273.360 residências por um mês.
E em 2019, a CPFL recuperou 89,9 GWh de energia, suficiente para abastecer mais de 599.892 residências por mês.
“Estamos continuamente melhorando nossos modelos de detecção de fraudes. Assim, isso, somado a apuração de algumas denúncias, faz com que possamos inibir esses furtos. Eles são crime e podem prejudicar uma região trazendo instabilidade na energia e riscos à segurança da população”, destaca Rafael Lazzaretti, diretor comercial da empresa.
Crimes previstos no Código Penal
A CPFL aponta ainda que fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão.
Além disso, a pessoa que for flagrada cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento.
“As irregularidades também podem deixar a conta de luz mais cara para todos os consumidores, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconhece a ação como uma “perda comercial”, e este valor é revertido à empresa. Outra consequência das fraudes e furtos é a piora na qualidade do serviço de distribuição de energia, uma vez que as ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas”, aponta a empresa.
Tecnologia
O investimento em inteligência artificial, acoplado a novos sistemas com geração de alarmes para direcionamento de inspeções, resultam em maior assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo CPFL em seus processos de monitoramento e análise.
Deste modo, a companhia consegue preventivamente identificar possíveis variações no consumo de energia que indiquem perdas comerciais.
Além dos investimentos em processos, o grupo também tem trabalhado em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos.
Denúncias anônimas
Clientes da CPFL podem denunciar, de forma sigilosa, para o combate às irregularidades por meio dos canais disponibilizados pela concessionária.
Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail: ([email protected]). (Ana Cláudia Martins)