Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba soma 98 casos suspeitos do novo coronavírus

22 de Março de 2020 às 14:14

Piedade tem dois casos suspeitos de coronavírus Exame para detectar o coronavírus. Crédito da foto: Divulgação / Josué Damacena (IOC / Fiocruz)

Sorocaba registrou mais 14 casos suspeitos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e com isso o número de pacientes em investigação na cidade passou para 98. As informações foram atualizadas no início da tarde deste domingo (22). O boletim anterior havia sido divulgado na tarde de sábado (21).

O município segue com 13 casos descartados até o momento e nenhuma confirmação da doença foi registrada. O aumento no número de casos suspeitos, de um dia para outro, foi de 16%.

[irp posts="230562" ]

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SES), os casos suspeitos estão sendo analisados pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), órgão estadual responsável pelos exames da doença. A pasta afirma que ainda não há previsão do resultado, mas assim que esteja concluído, será divulgado para a imprensa.

A secretaria ressalta, ainda, que os pacientes suspeitos estão sendo monitorados diariamente pela Vigilância Epidemiológica, até o resultado dos exames.

Exames

A partir de agora, conforme determinação da Secretaria Estadual da Saúde, somente serão solicitados exames do novo coronavírus para pacientes suspeitos internados graves ou críticos e profissionais da área de saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal.

O teste diagnóstico não deverá ser realizado em pessoas assintomáticas. Essas medidas buscam otimizar o bom uso desse recurso, cujos insumos estão restritos no mundo devido à situação pandêmica.

Suspeitos

Neste momento são considerados como suspeitos todos os pacientes que apresentarem características de síndrome gripal. Ou seja, pessoa com febre e sintomas respiratórios, sendo que a febre pode não estar presente em alguns, como pacientes jovens e idosos, ou que esteja fazendo uso de medicamento antitérmico.

A orientação é que procurem uma unidade de saúde somente pessoas que percebam o agravamento dos sintomas, como falta de ar. Em situações menos complexas, é recomendado o isolamento domiciliar por até 14 dias.