Buscar no Cruzeiro

Buscar

Casos suspeitos de Covid-19 chegam a 84 em Sorocaba

21 de Março de 2020 às 19:57

Covid-19: vírus avança em todo o Brasil Os casos suspeitos estão sendo analisados pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL). Crédito da foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

 

Neste sábado (20), a cidade de Sorocaba passou de  78 para 84 casos suspeitos de coronavírus (Covid-19), um crescimento e 7,7%, conforme boletim epidemiológico divulgado no final da tarde pela Secretaria de Saúde (SES). A cidade segue sem casos confirmados.

Os casos suspeitos estão sendo analisados pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), órgão estadual responsável pelos exames da doença. A SES afirma que ainda não há previsão do resultado, mas, segundo a pasta, assim que esteja concluído, será divulgado a toda imprensa. Vale ressaltar que os suspeitos estão sendo monitorados diariamente pela Vigilância Epidemiológica, até o resultado dos exames.

O primeiro caso suspeito foi registrado no dia 26 de fevereiro. Até o momento,  13 notificações foram descartadas.

A partir de agora, conforme determinação da Secretaria Estadual da Saúde, somente serão solicitados exames do novo coronavírus para pacientes suspeitos internados graves ou críticos e profissionais da área de saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal. O teste diagnóstico não deverá ser realizado em pessoas assintomáticas. Essas medidas buscam otimizar o bom uso desse recurso, cujos insumos estão restritos no mundo devido à situação pandêmica.

Neste momento são considerados como suspeitos todos os pacientes que apresentarem características de síndrome gripal. Ou seja, pessoa com febre e sintomas respiratórios, sendo que a febre pode não estar presente em alguns, como pacientes jovens e idosos, ou que esteja fazendo uso de medicamento antitérmico. A orientação é que procurem uma unidade de saúde somente pessoas que percebam o agravamento dos sintomas, como falta de ar. Em situações menos complexas, é recomendado o isolamento domiciliar por até 14 dias.

Óbitos no estado

Já em todo o Estado de São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde contabiliza um total de 15 óbitos relacionados a Covid-19 neste sábado (21). Todos ocorreram na cidade de São Paulo.

Dos seis novos confirmados desde ontem, cinco foram em idosos, e apenas uma das mortes registradas até o momento ocorreu em um homem com menos de 60 anos, que já possuía comorbidades (tuberculose).

Cinco delas ocorreram em hospital privado e uma em unidade do SUS (Sistema Único de Saúde). As mortes correspondem a quatro mulheres (89, 76, 89, 73 anos) e dois homens (90 e 49 anos). Em todo o Estado foram registrados 459 casos confirmados.  (Da Redação)