Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba registra média de 42,7% no isolamento social desde a reabertura

12 de Junho de 2020 às 10:36

Movimento na região central de Sorocaba nesta quinta-feira (11). Crédito da foto: Fábio Rogério (11/6/2020)

Sorocaba registrou uma média de 42,7% no índice de isolamento social desde o início da reabertura parcial das atividades econômicas, em 1º de junho. Os dados levam em conta as taxas de 10 dias até quarta-feira (10), última atualização disponível no Sistema de Monitoramento Inteligente (SMI) do Governo do Estado de São Paulo.

Os dados são atualizados no portal do SMI diariamente, sempre referente ao dia anterior. Desta forma, o índice desta quinta-feira (11), feriado de Corpus Christi, deve ser divulgado na tarde desta sexta (12). Porém, pelo menos na região central, a reportagem constatou movimento foi menor por conta do fechamento de parte do comércio.

De acordo com SMI, os piores índices do período foram registrados na quinta e sexta-feira da semana passada, dias 4 e 5, quando o isolamento ficou em 41%. As taxas maiores foram no fim de semana - no sábado (6) o isolamento ficou em 45% e no domingo (7) em 49%. Na segunda e terça passadas a taxa foi de 42% e na quarta, 41%.

Tendência de recuo na flexibilização

Atualmente Sorocaba se encontra na fase laranja do Plano São Paulo de retomada da economia. Nesta etapa é permitido o funcionamento de atividades imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios, comércio de rua e shoppings centers. Em todos os casos, o atendimento ao público é limitado a 20% da capacidade em horários determinados.

Em entrevista coletiva realizada nesta quinta (11), o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, fez um alerta sobre a tendência observada de aumento da pandemia no interior do Estado de São Paulo, sobretudo nas regiões de Campinas e Sorocaba. "Houve um aumento de casos e internações por covid-19", destacou.

Diante desse cenário, Vinholi não descartou um recuo na flexibilização da quarentena nessas cidades. "Daqui a sete dias pode ser sim que essas regiões passam para a fase vermelha, onde há mais restrições, a depender dos critérios técnicos que são levados em conta pelo Plano São Paulo nessa reavaliação semanal", disse.

Sorocaba tem 154 novos casos em 24h

Conforme a última atualização da Secretaria da Saúde, Sorocaba registrou 154 novos casos do novo coronavírus em 24 horas, passando de 1.498 na quarta-feira (10) para 1.652 nesta quinta (11), o que representa um acréscimo de 10%. A cidade também registrou uma nova morte confirmada por covid-19, totalizando 74 óbitos.

Segundo a SES, do total de casos confirmados na cidade, 66 estão internados (19 em UTI) e o total de recuperados e/ou em estado de recuperação passou para 1.512. O município também passou de 120 para 136 pessoas com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus e que aguardam resultados.