Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba permanece sem ônibus apesar de decisão judicial

27 de Abril de 2020 às 07:29

Antes da paralisação, o sistema estava funcionado com 40% da frota. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (27/4/2020)

Sorocaba começou o dia sem ônibus nesta segunda-feira (27), apesar da decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT) que determina o retorno imediato da operação do transporte coletivo urbano na cidade. A paralisação dos motorista continua e a Urbes confirmou que o transporte não voltou a circular.

Segundo relato de passageiros, muitas linhas não passaram nos pontos nesta manhã e, ao menos até as 7h, os veículos permaneciam estacionados nos terminais Santo Antônio e São Paulo. O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região foi questionado, mas ainda não enviou um posicionamento.

A paralisação dos motoristas teve início na tarde de sexta-feira (24), após o sindicato determinar que os profissionais deixassem os ônibus nos terminais. O protesto deveria durar até as 16h, mas o sindicato orientou o não retorno da categoria alegando não ter conseguido avançar na negociação com as empresas.

Antes disso, já havia ocorrido paralisações parciais na quarta e na quinta. O transporte coletivo estava funcionando com 40% da frota em Sorocaba, após um acordo extrajudicial entre empresas, sindicato e a Urbes. A medida levou em conta a queda no número de usuários durante a quarentena do novo coronavírus.

Impasse

O sindicato acusa as concessionárias Consórcio Sorocaba (Consor) e Sorocaba Transportes Urbanos (STU) de demitirem trabalhadores por meio de telegrama. A entidade voltou a dizer que aceita a adoção da Medida Provisória 936, que prevê corte nos salários e nas jornadas, mas com ressalvas.

Paralisação teve início na sexta feira à tarde. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (27/4/2020)

As empresas, por sua vez, alegam não ter opção senão dispensar parte dos colaboradores. "Estamos enfrentando uma grave situação de arrecadação devido a pandemia da covid-19. O isolamento social gerou a queda no transporte de passageiros e impactou no faturamento das empresas", dizem em nota.

As concessionárias informaram, ainda, que receberam apoio financeiro da Prefeitura de Sorocaba, mas apontam que o recurso ajudará somente em parte do pagamento das despesas referente a circulação de 40% da frota. "Porém para os 60% restantes não há recurso disponível em caixa", finalizam.

Decisão judicial

A Prefeitura de Sorocaba e a Urbes ingressaram com pedido no TRT-15 para que o transporte coletivo voltasse a circular na cidade e conseguiram neste domingo (26) a liminar favorável ao retorno. Segundo as instituições, a paralisação foi considerada ilegal por ter sido deflagrada mesmo após um acordo assinado pelo sindicato.

Emitida pelo desembargador do trabalho Dagoberto Nishina Azevedo, a liminar determina “que o sindicato providencie imediatamente o retorno dos trabalhadores às suas atividades de tal modo que se concretize a circulação de 40% da frota utilizada no sistema de transporte público da cidade”.

Galeria

Confira a galeria de fotos