Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba festeja 366 anos de forma inédita

16 de Agosto de 2020 às 00:01

Sorocaba festeja 366 anos de forma inédita Escultura com 3 mil balões marcou os 366 anos, ao lado, o novo totem. Crédito da foto: Fábio Rogério (15/8/2020)

O aniversário de Sorocaba neste 15 de agosto foi comemorado de forma inédita desta vez, em função das orientações das autoridades de saúde quanto aos cuidados para evitar a disseminação da Covid-19. Os 366 anos da cidade foram marcados por eventos virtuais e inaugurações, mas com público reduzido, respeitando o distanciamento social. Foram feitas também homenagens aos profissionais da área da saúde, que têm trabalhado na linha de frente no combate ao coronavírus, e também às pessoas que superaram a Covid-19.

Sorocaba festeja 366 anos de forma inédita A Banda Regimental do CPI-7 executou os hinos nacional e da cidade. Crédito da foto: Fábio Rogério (15/8/2020)

O tradicional desfile de estudantes e autoridades civis e militares, nas ruas São Bento e 15 de Novembro, no feriado municipal, não foi realizado como de costume e o ato cívico (que normalmente precede o desfile) foi transferido do Largo de São Bento, no Centro, para o Alto da Boa Vista.

Ali, sábado (15), às 8h30, em frente ao Palácio dos Tropeiros Dr. José Theodoro Mendes, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Sorocaba. A solenidade contou, também, com a Banda Regimental de Música do CPI-7 executando os hinos nacional e da cidade; este último interpretado pela cantora e servidora pública municipal, Alyne Moura.

Aluno da Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas, Matheus Manetta Cobianchi de Oliveira, de 11 anos, discursou em nome das autoridades e dos cidadãos enfatizando seu afeto por Sorocaba. A prefeita Jaqueline Coutinho acompanhou a solenidade de sua casa. Os pavilhões nacional, estadual e municipal foram hasteados, respectivamente, pelo tenente-coronel Marcelo Yamada Domingues, representando o Exército Brasileiro, o comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI) tenente-coronel PM Fernando de Agrella, e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Antônio Marcos Mariano.

Heróis da Covid-19

Sorocaba festeja 366 anos de forma inédita Enfermeiros que trabalham no combate à Covid-19 receberam aplausos. Crédito da foto: Fábio Rogério (15/8/2020)

Pacientes recuperados da Covid-19 também estiveram presentes ao evento, assim como a Natália Francisca Santana Souza, esposa do enfermeiro Douglas Barbosa de Medeiros, vítima do coronavírus e que empresta seu nome ao hospital de campanha de Sorocaba. Quatro pacientes que venceram a luta contra a doença receberam os aplausos do público formado, na sua maioria, por familiares.

Encerrada a cerimônia em frente ao Paço Municipal, um desfile virtual com imagens das celebrações anteriores foi disponibilizado nas redes sociais. Organizado pela Secretaria da Cultura e da Educação, o trabalho que contou com apoio da Secom teve a ideia de trazer aos sorocabanos a memória de desfiles de anos passados, contando a história das instituições participantes e que sempre marcaram a celebração do aniversário da cidade, como o Tiro de Guerra, Guarda Civil Municipal (GCM), os Escoteiros, a 14ª CSM, Polícia Militar e as escolas municipais. O aniversário da cidade contou, ainda, com outras ações virtuais, como depoimentos de sorocabanos; tour virtual por espaços culturais, e encontros de grupos vinculados às ações de meio ambiente e natureza.

Totem e balões

Sorocaba festeja 366 anos de forma inédita Pessoas que superaram o coronavírus também foram homenageadas. Crédito da foto: Fábio Rogério (15/8/2020)

Seguindo as regras de distanciamento social e de proteção individual, a Prefeitura apresentou ao público o novo totem da cidade (na sexta-feira, dia 14) e ontem (15) uma escultura com 3 mil balões que homenageia os 366 anos, reverenciando, também, os profissionais da saúde que há cinco meses têm se dedicado ao atendimento às pessoas afetadas pela Covid-19.

A escultura, que tem 8 metros de comprimento por 3 metros de altura, traz o número 366, referência aos anos de fundação da cidade. Abraçada por uma asa foi presente de aniversário dado a Sorocaba pela indústria de Balões São Roque, que contou com o trabalho de desenho e montagem da designer sorocabana, Viviane Furlan.

[irp posts="281184" ]

 

Em comemoração ao aniversário de Sorocaba, foi lançado no dia 4 deste mês o Selo Comemorativo dos 366 anos da cidade. O selo traz o número 366 no centro da imagem, preenchidos com as cores da bandeira do município amarelo-ouro, vermelho e preto, com o nome de Sorocaba e a frase “Respeito pela História. Paixão por seu povo.”. O selo comemorativo estará exposto em todas as ações desenvolvidas pela secretaria da Cultura e demais secretarias municipais. (Da Redação, com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos