Buscar no Cruzeiro

Buscar

Solenidade marca comemoração dos 366 anos de Sorocaba

15 de Agosto de 2020 às 12:33

Vítimas da Covid-19 foram homenageadas com escultura em balões. Crédito da foto: Fábio Rogério (15/08/2020)

Um ato cívico realizado no Paço Municipal de Sorocaba, na manhã deste sábado (15), marcou a celebração do aniversário de 366 anos da cidade.

No início da solenidade, foram hasteadas as bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Sorocaba. O hasteamento foi conduzido pelo tenente-coronel Marcelo Yamada Domingues, representando o Exército Brasileiro, o comandante do 7° Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), tenente-coronel Fernando de Agrella, e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Antônio Marcos Mariano, respectivamente.

O evento também contou com a participação da Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7). Juntamente com a cantora e servidora pública Alyne Moura, o grupo cantou os hinos nacional e de Sorocaba.

Banda Regimental de Música do CPI-7 também participou da cerimônia. Crédito da foto: Fábio Rogério (15/08/2020)

Neste ano, o estudante Mateus Manetta Cobianchi de Oliveira, de 11 anos, foi o responsável por prestar honras a Sorocaba. Ele é aluno da Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas. Oliveira leu um texto que, em suas palavras, relembrou a história da cidade.

Na ocasião, as vítimas do novo coronavírus também foram homenageadas com a apresentação de uma escultura feita em balões. Nela, uma asa branca abraça o símbolo deste ano da celebração do aniversário, o número 366. Funcionários do Hospital de Campanha participaram da homenagem. Eles receberam balões brancos e, em conjunto, adicionaram as bexigas à escultura. O gesto representa o respeito com os mortos pela doença. Em seguida, quatro pacientes curados da Covid-19 receberam os aplausos do público formado, principalmente, por seus familiares.

Profissionais do Hospital de Campanha de Sorocaba participaram da homenagem aos mortos pelo coronavírus. Crédito da foto: Fábio Rogério (15/08/2020)

[irp posts="281358" ]

 

Desfile virtual

No encerramento da cerimônia, um desfile virtual com imagens das celebrações anteriores foi disponibilizado nas redes sociais. A ideia desse trabalho era trazer aos sorocabanos a memória das comemorações de anos passados. Também tinha como objetivo apresentar a história das instituições que sempre marcaram a celebração do aniversário da cidade, como o Tiro de Guerra;  GCM; os escoteiros; a 14ª CSM; Polícia Militar; e as escolas municipais.

A solenidade foi organizada pela Secretaria da Comunicação da Prefeitura de Sorocaba (Secom), com o apoio da Secretaria da Educação (Sedu). Contou com a presença de autoridades civis e militares. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba) 

 

[irp posts="281307" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos