Sorocaba e Região

Solenidade marca comemoração dos 366 anos de Sorocaba

Evento contou com ato cívico, apresentação da banda da PM, homenagem às vítimas da Covid-19 e desfile virtual
Vítimas da Covid-19 foram homenageadas com escultura em balões. Crédito da foto: Fábio Rogério (15/08/2020)

Um ato cívico realizado no Paço Municipal de Sorocaba, na manhã deste sábado (15), marcou a celebração do aniversário de 366 anos da cidade.

No início da solenidade, foram hasteadas as bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Sorocaba. O hasteamento foi conduzido pelo tenente-coronel Marcelo Yamada Domingues, representando o Exército Brasileiro, o comandante do 7° Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), tenente-coronel Fernando de Agrella, e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Antônio Marcos Mariano, respectivamente.

O evento também contou com a participação da Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7). Juntamente com a cantora e servidora pública Alyne Moura, o grupo cantou os hinos nacional e de Sorocaba.

Banda Regimental de Música do CPI-7 também participou da cerimônia. Crédito da foto: Fábio Rogério (15/08/2020)

Neste ano, o estudante Mateus Manetta Cobianchi de Oliveira, de 11 anos, foi o responsável por prestar honras a Sorocaba. Ele é aluno da Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas. Oliveira leu um texto que, em suas palavras, relembrou a história da cidade.

Na ocasião, as vítimas do novo coronavírus também foram homenageadas com a apresentação de uma escultura feita em balões. Nela, uma asa branca abraça o símbolo deste ano da celebração do aniversário, o número 366. Funcionários do Hospital de Campanha participaram da homenagem. Eles receberam balões brancos e, em conjunto, adicionaram as bexigas à escultura. O gesto representa o respeito com os mortos pela doença. Em seguida, quatro pacientes curados da Covid-19 receberam os aplausos do público formado, principalmente, por seus familiares.

Profissionais do Hospital de Campanha de Sorocaba participaram da homenagem aos mortos pelo coronavírus. Crédito da foto: Fábio Rogério (15/08/2020)
Leia mais  Produtora que realizaria live do aniversário de Sorocaba receberá valor proporcional

 

Desfile virtual

No encerramento da cerimônia, um desfile virtual com imagens das celebrações anteriores foi disponibilizado nas redes sociais. A ideia desse trabalho era trazer aos sorocabanos a memória das comemorações de anos passados. Também tinha como objetivo apresentar a história das instituições que sempre marcaram a celebração do aniversário da cidade, como o Tiro de Guerra;  GCM; os escoteiros; a 14ª CSM; Polícia Militar; e as escolas municipais.

A solenidade foi organizada pela Secretaria da Comunicação da Prefeitura de Sorocaba (Secom), com o apoio da Secretaria da Educação (Sedu). Contou com a presença de autoridades civis e militares. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba) 

 

Leia mais  Avenida Dom Aguirre é decorada em homenagem ao aniversário de Sorocaba
Comentários