Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sesc Sorocaba reabre biblioteca e exposição com agendamento

26 de Outubro de 2020 às 09:49

Reabertura da exposição Entre bits, átomos e afetos, em cartaz no Sesc Sorocaba, acontecerá nesta terça-feira (27). Crédito da Foto: Mirella Ghiraldi / Sesc

A exposição Entre bits, átomos e afetos volta a receber o público a partir desta terça-feira (27), no Sesc Sorocaba. Além disso, a unidade também retoma o funcionamento da biblioteca. Nos dois casos, os visitantes precisam fazer agendamento prévio pelo sistema de bilheteria online do Sesc.

Com curadoria e design do Estúdio Guto Requena, a mostra apresenta obras que mesclam arquitetura, design, ciência, tecnologias digitais e emoções, convidando o público a experimentar a empatia e a afetividade por meio de instalações interativas e imersivas. Resultado de pesquisas que já somam dez anos, a exposição também reúne peças de design, como cadeiras, vasos e luminárias que utilizam da tecnologia de impressão 3D. A visitação só poderá ser feita com agendamento prévio.

A exposição chegou a ser aberta ao público em março mas, com a pandemia e as restrições sociais, ela foi fechada. Guto Requena é arquiteto e designer sorocabano premiado e reconhecido internacionalmente por seus projetos inventados a partir do desejo de aproximar as pessoas e gerar mais empatia por meio de novas tecnologias digitais.

Com curadoria do Estúdio Guto Requena, a exposição conta também com duas instalações interativas e imersivas com complexos recursos da tecnologia digitais que convidam o público a experimentar empatia e afetividade. “Num primeiro momento pode parecer esquisito unir tecnologia com afeto, já que geralmente a tecnologia é algo associado a algo frio, lógico, e sem amor. Mas acredito que é justamente o contrário. Tecnologia e o afeto foram feitos um para o outro”, disse o artista, ao Mais Cruzeiro em março, quando a exposição foi aberta pela primeira vez.

Para a visitação, além do agendamento prévio on-line, foi estabelecida a redução de capacidade de entrada nos espaços expositivos, com até cinco pessoas para cada 100 m2, com distância mínima de 2 metros entre os visitantes. Os detalhes sobre os protocolos de visitação para todas as exposições em cartaz e links para agendamento de visitas estão em sescsp.org.br/exposicoes.

Biblioteca

Sesc SP disponibilizará, para esse período específico, seleções de livros do acervo, com curadoria das equipes das bibliotecas. Neste momento, o público não terá acesso ao acervo completo. 

O ponto comum entre as curadorias, será a presença de livros clássicos, desde aqueles voltados para todos os públicos até para crianças e jovens. Assim, autores como Machado de Assis, Clarice Lispector, Pedro Bandeira, Ziraldo, Agatha Christie, George R. R. Martin, Ana Maria Machado, Carolina Maria de Jesus, Angela Davis, Jorge Amado, Mário de Andrade, Tatiana BelinkyJ.k Rowling, entre outros. 

 Leitores e leitoras, tanto com credencial plena como não credenciados, serão atendidos mediante agendamento prévio gratuito, via sistema de bilheteria online. 

 A retomada será iniciada no dia 27 de outubro, para as bibliotecas alocadas nas unidades dos municípios que estão na Fase Verde, o que inclui a cidade de Sorocaba. Estão suspensas atividades presenciais, como leitura de livros e periódicos no local, o serviço fica restrito a retirada e devolução. Os livros devolvidos ficarão em quarentena por 48 horas.

Outras atividades

Em agosto, o Sesc retomou, de forma gradual, atividades dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de ginástica multifuncional, práticas corporais e corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades também são previamente agendadas para restringir a circulação de público no interior das unidades.

Para agendar seu horário, os alunos devem acessar a Central de Relacionamento Digital do Sesc São Paulo, em que estará disponível a grade de atividades de cada unidade – que contempla intervalos maiores para a limpeza que ocorrerá entre as aulas ou entre as utilizações, garantindo a segurança na ocupação posterior desses espaços. 

A retomada das atividades culturais de forma presencial deve acontecer apenas o ano que vem. (Da Redação, com informações do Sesc SP)