Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exposição de Guto Requena marca retomada gradual do Sesc

23 de Outubro de 2020 às 00:01

Exposição de Guto Requena marca retomada gradual do Sesc Na instalação “Empatias mapeadas”, os batimentos cardíacos dos visitantes são convertidos em sons e luzes. Crédito da foto: Lufe Gomes / Divulgação

A exposição Entre bits, átomos e afetos volta a receber o público a partir do dia 27 de outubro, no Sesc Sorocaba. Com curadoria e design do Estúdio Guto Requena, a mostra apresenta obras que mesclam arquitetura, design, ciência, tecnologias digitais e emoções, convidando o público a experimentar a empatia e a afetividade por meio de instalações interativas e imersivas. Resultado de pesquisas que já somam dez anos, a exposição também reúne peças de design, como cadeiras, vasos e luminárias que utilizam da tecnologia de impressão 3D. A visitação só poderá ser feita com agendamento prévio.

A exposição chegou a ser aberta ao público em março mas, com a pandemia e as restrições sociais, ela foi fechada. Guto Requena é arquiteto e designer sorocabano premiado e reconhecido internacionalmente por seus projetos inventados a partir do desejo de aproximar as pessoas e gerar mais empatia por meio de novas tecnologias digitais.

Com curadoria do Estúdio Guto Requena, a exposição conta também com duas instalações interativas e imersivas com complexos recursos da tecnologia digitais que convidam o público a experimentar empatia e afetividade. “Num primeiro momento pode parecer esquisito unir tecnologia com afeto, já que geralmente a tecnologia é algo associado a algo frio, lógico, e sem amor. Mas acredito que é justamente o contrário. Tecnologia e o afeto foram feitos um para o outro”, disse o artista, ao Mais Cruzeiro em março, quando a exposição foi aberta pela primeira vez.

Para a visitação, além do agendamento prévio on-line, foi estabelecida a redução de capacidade de entrada nos espaços expositivos, com até cinco pessoas para cada 100 m2, com distância mínima de 2 metros entre os visitantes. Os detalhes sobre os protocolos de visitação para todas as exposições em cartaz e links para agendamento de visitas estão em sescsp.org.br/exposicoes.

Biblioteca

Para municípios que, como Sorocaba, estão na fase verde do Plano São Paulo, também será reaberto o serviço de empréstimo de livros da biblioteca das unidades Sesc. A retomada está prevista para acontecer também no dia 27 e dependerão de agendamento prévio. Estão suspensas atividades presenciais, como leitura de livros e periódicos no local, o serviço fica restrito a retirada e devolução. Os livros devolvidos ficarão em quarentena por 48 horas.

Ilustra Comic Fest começa amanhã

O Sesc Sorocaba realiza amanhã e domingo mais uma edição do Ilustra Comic Fest, evento dedicado ao universo dos quadrinhos e ilustração. Esta 5ª edição, que conta com curadoria de Marcel Bartholo e Michel Ed, será realizada totalmente em ambiente on-line. Os amantes da arte dos quadrinhos poderão participar de bate-papos e oficinas com diversos profissionais da área do desenho. Além das oficinas, os interessados podem prestigiar trabalhos de ilustradores e quadrinistas convidados na tradicional feirinha Beco dos Artistas. Também estão programados bate-papos com artistas.

Durante os dois dias serão publicados tutoriais onde artistas de Sorocaba e região ensinam como criar uma ilustração ou quadrinhos utilizando diferentes técnicas. Todos os vídeos ficarão disponíveis no canal do Youtube do Sesc (youtube.com/sescsorocaba). Para ver toda programação basta acessar o sescsp.org.br/sorocaba. (Da Redação)