Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segundo caso do novo coronavírus é confirmado em Sorocaba

26 de Março de 2020 às 17:54

Prefeitura de Sorocaba abre na sexta-feira processo seletivo para estágio Fachada do Paço Municipal de Sorocaba. Crédito da foto: Luiz Setti (25/1/2020)

Atualizada às 18h06

A Prefeitura de Sorocaba recebeu nesta quinta-feira (26) a notificação do segundo caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19) na cidade. O paciente é um homem de 33 anos sem comorbidade - doença crônica ou outro tipo de enfermidade.

Segundo o governo municipal, o paciente esteve na Europa. Ele encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital privado da cidade. O exame foi confirmado pelo Hospital Albert Einstein.

Segundo a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), o paciente retornou ao Brasil em 16 de março. Ele teve o início de seus sintomas no dia 23 do mesmo mês.

O primeiro caso confirmado em Sorocaba foi registrado em 24 de março. A Prefeitura ainda aguarda a contraprova.

195 casos suspeitos

Atualmente, Sorocaba possui dois casos confirmados. A cidade passou de 168 para 195 casos suspeitos que aguardam resultados de exames. Deste total, 28 encontram-se internados (nove na UTI) e quatro óbitos também são investigados.

A quarta morte com suspeita da doença foi registrada nesta quinta-feira (26) no hospital Santa Casa. Outra morte por suspeita ocorreu no mesmo hospital, mas trata-se de uma vítima de Votorantim.

A vítima de Sorocaba foi uma mulher de 59 anos que possuía câncer de pulmão e estava internada desde 23 de março. As amostras foram coletadas e enviadas ao Instituto Adolfo Lutz. O total de descartados por resultado de exames chegou a 18.

Exames

Conforme determinação da Secretaria Estadual da Saúde, somente serão solicitados exames do novo coronavírus para pacientes suspeitos internados graves ou críticos e profissionais da área de saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal. O teste diagnóstico não deverá ser realizado em pessoas assintomáticas.

Segundo o governo municipal, essas medidas buscam otimizar o bom uso desse recurso. Isso porque esses insumos estão restritos no mundo devido à situação pandêmica.

[irp posts="232360" ]

 

Neste momento são considerados como suspeitos todos os pacientes que apresentarem características de síndrome gripal. Ou seja, pessoa com febre e sintomas respiratórios, sendo que a febre pode não estar presente em alguns, como pacientes jovens e idosos, ou que esteja fazendo uso de medicamento antitérmico. A orientação é que procurem uma unidade de saúde somente pessoas que percebam o agravamento dos sintomas, como falta de ar. Em situações menos complexas, é recomendado o isolamento domiciliar por até 14 dias. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)