Buscar no Cruzeiro

Buscar

Secretário estadual da Educação acompanha reabertura das escolas em Sorocaba

08 de Setembro de 2020 às 13:31
Jomar Bellini [email protected]

O secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares da Silva, visitou a escola Ana Cecília Martins, no Parque Esmeralda, em Sorocaba. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (08/09/2020)

Álcool em gel, máscaras de proteção facial e distanciamento social. Assim foi a retomada das atividades presenciais nas escolas estaduais nesta terça-feira (8). Com as unidades ainda fechadas na capital paulista, o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares da Silva, aproveitou a data para visitar a escola Ana Cecília Martins, no Parque Esmeralda, zona oeste de Sorocaba, considerada modelo entre as unidades do Estado.

“Desde o dia 23 de março, essa é a primeira vez em que estamos abrindo para atividades presenciais, então é um momento importante. Mas também é importante que a sociedade entenda que não é uma volta às aulas. Se tudo ocorrer bem, dentro das condicionantes avaliadas pela Saúde, isso deve acontecer no dia 7 de outubro”, explicou.

A reabertura das escolas estaduais foi autorizada pelo governo do Estado para as cidades que estão há 28 dias na fase amarela do Plano SP e que registram queda nas infecções pela Covid-19. As escolas podem receber os estudantes para atividades extracurriculares, como acolhimento e reforço escolar, com limite de alunos. “O estudante também pode utilizar os laboratórios de informática, desde que com agendamento prévio, para eventualmente assistir as aulas se não tiver o equipamento. As atividades são sempre opcionais e com segurança”, explica o secretário.

Em Sorocaba, cerca de 80 escolas estão prontas ou em fase final de adaptação para receber os estudantes nesta primeira etapa seguindo as medidas de segurança e prevenção ao Covid-19, de acordo com o dirigente regional de Ensino, Marco Aurélio Bugni.

Na escola Ana Cecília Martins, por exemplo, dispensers com álcool em gel foram espalhados pelo prédio. As salas de aula receberam marcações nas carteiras para garantir o distanciamento social. Adaptações também foram feitas no pátio, como a instalação de novas pias para lavagem das mãos. No primeiro dia, apenas 17, dos 1.200 estudantes, foram até a escola. Eles participaram de rodas de conversa no pátio e atividades físicas realizadas ao ar livre.

Rossieli Soares participou de atividades com alunos. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (08/09/2020)

Retomada parcial

A volta às salas de aulas foi autorizada pelo governo estadual, mas a decisão sobre as datas para a retomada ficou a cargo das prefeituras. Dos 645 municípios do Estado, apenas 128 deles autorizaram a reabertura seguindo as medidas de segurança sanitária. “Esse número está dentro do esperado. É uma volta gradativa e é importante esse processo porque pouco a pouco a gente vai aprendendo com esse retorno. É importante olhar para a saúde das pessoas em primeiro lugar”, diz o secretário.

Em Sorocaba, uma das cidades em que a prefeitura autorizou a retomada, o decreto municipal prevê que as escolas estaduais poderão receber, no máximo, 20% dos alunos por dia, independente da etapa do ensino. Já as redes municipais e privadas devem seguir o decreto do governo do estado que prevê o limite de 35% para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, e 20% para anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Todas as unidades também ficam autorizadas a funcionar em horário reduzido.

Para quem estiver no prédio é obrigatório o uso máscara e cumprimento do distanciamento mínimo de 1,5 metro. A higienização das mãos com água, sabão e álcool em gel deve ser constante. As escolas, além dos produtos de higiene, também disponibilizarão máscaras de tecido para servidores e alunos, protetores de face para servidores e termômetros para aferição de temperatura antes da entrada.

Entre as cidades em que não há essa autorização está a capital paulista. O secretário afirmou que ainda negocia com a prefeitura de São Paulo sobre a possível retomada. “É uma conversa que precisa levar em consideração as condições locais de cada cidade, como a cultura e o transporte”, explica.

Independente da reabertura neste mês ou não, novos conteúdos curriculares só poderão ser aplicados a partir de 7 outubro, data prevista para retomada das aulas presenciais na rede estadual. A volta às aulas ainda está condicionada a uma análise do quadro pandêmico no Estado. “Temos todo o mês de setembro para avaliar com calma, especialmente a luz da Saúde, que precisa dar segurança sobre esse retorno. Ainda que sejam turmas reduzidas e menos alunos dentro das salas de aula, é um retorno que precisa ser discutido.” (Jomar Bellini)

Galeria

Confira a galeria de fotos