Saae e Casas do Cidadão alteram atendimento presencial
Unidade administrativa do Saae-Sorocaba no Jardim Santa Rosália atende ao público das 8h às 16h. Crédito da foto: Divulgação / Saae Sorocaba
Em obediência ao decreto municipal 25.871, publicado na segunda-feira (17), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-Sorocaba) alterou uma das medidas que têm como objetivo evitar aglomerações nos atendimentos presenciais, como forma de prevenção e combate à Covid-19, conforme orientam as autoridades da saúde.
O decreto suspendeu a triagem dos atendimentos conforme o número do CPF do munícipe e o dia da semana. Em substituição, passou a valer a obrigatoriedade de a autarquia manter no máximo 40% de sua capacidade para atendimento presencial.
Horário de atendimento
Atualmente, os atendimentos presenciais do Saae-Sorocaba ocorrem das 8h às 16h na unidade administrativa do Jardim Santa Rosália e nas Casas do Cidadão do Jardim Ipiranga, Éden, avenida Itavuvu e Vila Hortência; das 8h30 às 16h30 na Casa do Cidadão do Paço Municipal; e das 9h às 15h na unidade de Brigadeiro Tobias.
Os serviços oferecidos de forma presencial incluem ligações de água e de esgoto; religação do fornecimento de água; revisão de consumo; parcelamento de débitos; alteração de titularidade; aferição e troca de hidrômetro; comunicado de furto de hidrômetro; mudança de cavalete de local; emissão de 2ª via de contas; alterações cadastrais; declaração anual de quitação; certidão negativa de débitos; histórico de consumo e alteração da data de vencimento das contas.
Serviços on-line
Para os munícipes que preferirem solicitar os serviços de forma on-line, o Saae-Sorocaba coloca à disposição, por intermédio do seu site -- www.saaesorocaba.com.br -- pedidos para novas ligações de água e esgoto; emissão de 2ª via das contas; declaração anual de quitação; certidão negativa de débitos; histórico de consumo; alteração da data de vencimento das contas; atualização cadastral; consultas a pagamentos; revisão de consumo por vazamento sanado; corte do fornecimento de água e corte e retirada do hidrômetro.
Além desses serviços, a autarquia possui ainda como canais de comunicação o e-mail [email protected] e os WhatsApp 99850-3936 (falta de água, vazamentos de água e esgoto); 98158-0442 (religação de água) e 99767-7606 (orientações gerais no período de pandemia).
Casas do Cidadão também têm novas regras e limitam público a 40%
Os espaços agora passam a observar a capacidade máxima de 40% de seu total no ambiente. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (28/5/2020)
O final do CPF não é mais usado para prestação dos serviços públicos municipais desde segunda-feira (17) nas Casas do Cidadão de Sorocaba. Em cumprimento à alteração no decreto nº 25.871, os espaços agora passam a observar a capacidade máxima de 40% de seu total no ambiente.
Com isso, o final do CPF dos usuários deixa de ser parâmetro para o atendimento. Além disso, os sorocabanos também podem usar dos serviços on-line através do link Casa do Cidadão Web, disponível na página inicial do site da Prefeitura de Sorocaba: sorocaba.sp.gov.br.
Para atender às exigências da Organização Mundial da Saúde (OMS), medidas de proteção têm sido adotadas na atenção ao cidadão. As unidades demarcaram o distanciamento no chão para formação de fila, com o mínimo de 1 metro; há limitação de quantidade de pessoas no espaço interno, com permissão de acesso de até 40% da capacidade total, está mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras e, também, se disponibiliza álcool em gel na entrada e saída.
As unidades funcionam das 8hs às 16h, exceto a que funciona no Paço Municipal, que atende das 8h30 às 16h30. Caso haja alta demanda, a quantidade de senhas deverá ser limitada. (Da Redação, com informações do Saae-Sorocaba e da Prefeitura de Sorocaba)
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