Buscar no Cruzeiro

Buscar

Falta d'água atinge bairros das zonas norte e oeste de Sorocaba

14 de Agosto de 2020 às 18:38

abastecimento de água em Sorocaba Falta d'água é registrada em vários bairros de Sorocaba. Crédito da foto: Pedro França / Agência Senado

Moradores relataram nesta sexta-feira (14) falta d'água em bairros das zonas norte e oeste de Sorocaba. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) confirmou estar com dificuldades de manter a regularidade do abastecimento em algumas regiões da cidade.

Segundo o Saae, a dificuldade em manter o abastecimento em todo o município nesta sexta-feira (14) tem relação com o alto consumo e a estiagem. A autarquia explica que o tempo seco e as temperaturas elevadas dos últimos dias têm provocado consumo de água acima da média.

De acordo com o Saae, o consumo alto, por sua vez, diminui a pressão nas redes de distribuição. Consequentemente, a água tem dificuldade para chegar em alguns locais, principalmente os localizados em zonas altas.

Para minimizar os reflexos dessa situação, o setor de telemetria do Saae está trabalhando para que os bairros com dificuldades não permaneçam o tempo todo sem água. Manobras via computadores, que abrem e fecham registros de entrada e saída dos reservatórios, têm sido feitas sob monitoramento visual por meio dos terminais de vídeo, que mostram os níveis dos Centros de Distribuição e seus reservatórios.

A expectativa da autarquia é que o sistema seja reequilibrado entre o final da noite desta sexta-feira (14) e a madrugada do sábado (15). Nesse período, historicamente, o consumo de água diminui e é possível recuperar os níveis dos reservatórios instalados nos diversos bairros.

A autarquia ressalta ainda que a sua produção de água tratada em nada mudou ou sofreu alterações. O volume de água tratada produzida e distribuída continua o mesmo, ou seja, em torno de 2.400 litros por segundo. O que se alterou foi o consumo por parte da população, que aumentou em cerca de 20%. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)