Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saae decide manter rodízio na próxima semana

23 de Novembro de 2019 às 11:15

Os fatores determinantes para a definição foram as previsões de chuvas e temperatura para a próxima semana. Crédito da foto: Divulgação (23/11/19)

Em reunião realizada na manhã deste sábado (23), na unidade Central do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, a diretoria e equipe técnica da autarquia promoveram uma nova avaliação do sistema de rodízio no abastecimento de água na cidade, implantado no início deste mês, e decidiram por sua manutenção na próxima semana, permanecendo o mesmo período de interrupção na distribuição, das 17h às 3h da madrugada seguinte. Neste sábado, o rodízio entra no 17º dia na cidade.

Mais uma vez, os fatores determinantes para a definição foram as previsões de chuvas e temperatura para a próxima semana, além dos níveis dos reservatórios distribuídos pela cidade e das represas de captação de água bruta para tratamento e distribuição.

[irp posts="185894" ]

“Decidimos por continuar seguindo a linha de cautela e de responsabilidade, diante das informações e dos números que temos no momento, que mostram previsão de temperaturas elevadas na próxima semana e de pouca chuva. Diante desse quadro, decidimos manter o sistema de rodízio, assim como também o espaço de tempo de dez horas de interrupção no abastecimento, com ciclos de quatro dias entre uma interrupção e a próxima. Agindo dessa forma, continuaremos conseguindo abastecer toda a cidade, sem provocar o risco de problemas na distribuição de uma forma generalizada”, detalha Mauri Pongitor, diretor-geral da autarquia.

Ainda de acordo do o diretor-geral do Saae, uma dos indicadores de que o sistema de rodízio vem dando resultado são os níveis das represas de captação de água bruta para tratamento, que permanecem no mesmo patamar, apesar das altas temperaturas ocorridas nesta semana.

“Ipaneminha continua com os 70% de sua capacidade e o sistema Ferraz/Castelinho, no Éden, nos 25%. Isso significa que apesar do forte calor, as pessoas continuam contribuindo, usando água de uma forma racional, pois do contrário teríamos de ampliar a captação nessas represas e certamente hoje elas estariam com seus volumes e níveis comprometidos”, explica Mauri.

[irp posts="187878" ]

Programação de domingo

Neste domingo (24), seis Centros de Distribuição receberão as manobras em seus registros de entrada e saída de água para que o sistema de rodízio seja colocado em prática. São eles: João Romão (Zona Leste); Maria Eugênia, Vitória Régia, Herbert de Souza e Toyota (Zona Norte) e Novo Éden (Zona Industrial)

A listagem completa de zonas e bairros é a seguinte:

Zona Leste – João Romão, Vila Sabiá, bairro dos Morros, João Romão, Parada do Alto, Colorau e Zacarias.

Zona Norte – Jd. Los Angeles, Altos do Itavuvu, Vila Terron, Jd. Santo Amaro, Jd. São Guilherme, Maria Antônia Prado, Jd. São Lourenzo, Jd. Guadalupe, Jd. São Conrado, Montevideo, Jd. Casa Branca, Jd. Santa Cláudia, Cedrinho, Jd. Santa Cecília, Jd. São Camilo, Vila Paraná, Jardim Botucatu, Jd. Santo André 1 e 2, Parque das Laranjeiras, Jd. Guaíba, Jd .Maria Cristina, Maria Eugênia, Jd Montevideo, Vila Formosa, Jd. Flanboyant, Jd. Atílio Silvano, Vila Teodolinda, Vila Mireirão, Vitória Régia, J.S. Carvalho, Jd. Bom Sucesso, Imperatriz, Alpes Sorocaba, Sorocaba Park, Herbert de Souza, Jd. Paulista, Santa Luíza, Parque das Paineiras, Santa Marina 1 e 2, Santa Esmeralda, Portal Itvuvu, Ana Paula Eleutério, Jardim Renascer, Itavuvu, Jd. Santa Paula, Alpes, Imperatriz, Sorocaba Park, Santa Catarina, Santa Lúcia, Santa Madre Paulina, Santa Marta e Parque Tecnológico.

Zona Industrial – Jd. Harmonia, Jd. Jatobá, Jd. Itália, Portal do Éden, Jd. Copaíba, Jd. Boa Esperança, Jd. Paraíso, Jd. Carolina, Jd. Turmalina, Éden Ville, Jd. Alegria, Jd. Amália, Porto Bello, Natália e Cond. Salem.

(Com informações da Prefeitura de Sorocaba)