Buscar no Cruzeiro

Buscar

Regras da fase laranja passam a valer nesta 2ª na região de Sorocaba

01 de Fevereiro de 2021 às 07:50

Máscaras entram para a rotina dos sorocabanos A região de Sorocaba voltou para a fase laranja do Plano São Paulo, mais flexível. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (8/5/2020)

As 48 cidades na área de abrangência da Diretoria Regional de Saúde de Sorocaba (DRS-16) entram na fase laranja do Plano São Paulo a partir desta segunda-feira (1º).  A nova reclassificação da  vale pelo menos até o dia 7 de fevereiro. Sorocaba e região estavam na fase vermelha, a mais restritiva, desde o último dia 22.

A mudança de fase da região de Sorocaba foi possível porque houve leve melhora nos indicadores de casos, internações e óbitos nas últimas duas semanas. Porém, todas as 645 cidades do Estado ficam na fase vermelha em dias úteis, das 20h às 6h, e em período integral aos finais de semana e feriados.

Na fase laranja podem funcionar praticamente todos os tipos de comércios e serviços, por até oito horas por dia, nos dias úteis, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento até às 20h. Podem abrir academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings e praças de alimentação, concessionárias, escritórios, eventos, convenções, atividades culturais e parques estaduais, entre outros. O consumo local em bares está totalmente proibido. A venda de bebidas alcoólicas no comércio varejista só pode ocorrer entre 6h e 20h.

Fase vermelha no fim de semana

A fase vermelha está em vigor em todo o Estado, todos os dias da semana, de 20h até às 6h, inclusive no próximo fim de semana, dias 6 e 7 de fevereiro.

Na fase vermelha só é permitido o funcionamento normal de serviços como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, oficinas mecânicas, hotelaria, e demais comércios e serviços considerados essenciais. Já comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

Todos os protocolos sanitários e de segurança para os setores econômicos continuam valendo e devem ser seguidos, como máscara, álcool gel, distanciamento social, evitar aglomeração entre outros. Não consta do Plano São Paulo regras para o funcionamento de igrejas, cultos e templos religiosos.

Além da região de Sorocaba, a de Presidente Prudente também passou para a fase laranja e a de Ribeirão Preto regrediu para a vermelha. Nesta nova reclassificação do Plano São Paulo, 82% da população do Estado está concentrada em regiões da fase laranja. Outros 18% estão na etapa vermelha.

Uma nova atualização do Plano São Paulo deverá ser anunciada na sexta-feira (5), passando a valer na segunda-feira (8). Até lá, nenhuma região poderá avançar às fases amarela e verde, as mais flexíveis em relação ao atendimento presencial. Prefeituras que se recusarem a seguir as normas estabelecidas pelo Governo do Estado ficam sujeitas à sanções judiciais. (Da Redação)