Buscar no Cruzeiro

Buscar

Alerta!

Salto confirma terceira morte por febre maculosa

Febre maculosa brasileira (FMB) é adquirida pela picada do carrapato estrela

25 de Outubro de 2025 às 16:01
Thaís Marcolino [email protected]
Carrapato-estrela, principal vetor da Febre Maculosa
Carrapato-estrela, principal vetor da Febre Maculosa (Crédito: Prefeitura de Jundiaí)

Terceira morte por febre maculosa em Salto, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), foi confirmada pela prefeitura na quinta-feira (23). O óbito é de um homem, morador do bairro Porto de Góes. Uma quarta morte na cidade também estava em investigação, mas, conforme a Secretaria da Saúde, a doença foi contraída no município, contudo a vítima era moradora de Salesópolis, por isso o caso não entra na contagem local.

O homem que morreu recentemente morava em uma região que, de acordo com a reportagem do Cruzeiro do Sul, tem visto um aumento considerável de carrapatos -- animal que transmite a doença.

O número de infecções levou o governo saltense a interditar temporariamente o Parque de Lavras. De acordo com a prefeitura, a Secretaria Municipal da Saúde, à Agência Brasil, informou que reforçou o acompanhamento dos casos suspeitos e intensificou as ações de orientação à população da cidade. Já a Secretaria do Meio Ambiente tem monitorado os locais de possível contaminação e realizado ações de prevenção, com aplicação de carrapaticida biológico e fungos naturais em áreas públicas.

Em todo o Estado, segundo o Painel de Monitoramento de Febre Maculosa do Estado de São Paulo, de janeiro a outubro de 2025, são 36 casos e 18 mortes confirmadas. Apenas na nossa região, além de Salto, Itu também teve pacientes diagnosticados com a doença, mas não evoluiu para óbitos.

O que é

A febre maculosa é uma doença infecciosa grave, causada pela bactériaRickettsia rickettsii, transmitida pela picada do carrapato-estrela infectado — geralmente encontrado em capivaras, cavalos e outros animais que vivem próximos a áreas de rios e matas. Os sintomas iniciais costumam aparecer entre dois e 14 dias após a picada e incluem febre alta, dor de cabeça, fraqueza, dores musculares, náuseas e manchas avermelhadas pelo corpo. Sem tratamento rápido, o quadro pode evoluir para formas graves e até levar à morte. (Thaís Marcolino)