Buscar no Cruzeiro

Buscar

Redução de leitos Covid-19 em hospitais estaduais preocupa Prefeitura em Sorocaba

01 de Outubro de 2020 às 11:28
Ana Claudia Martins [email protected]

Fernando Brum, coordenador de comitê de enfrentamento ao coronavírus de Sorocaba, apresentou os números durante coletiva de imprensa . Crédito da Foto: Vinícius Fonseca (01/10/2020)

Atualizada às 12h10

A redução de leitos de UTI Covid adulto nos dois hospitais estaduais da cidade preocupa a Prefeitura de Sorocaba. O fato poderia prejudicar o avanço de fase da cidade no Plano São Paulo. Atualmente Sorocaba está na fase amarela do plano. Somando os números de hospitais públicos e particulares, Sorocaba tem atualmente 107 leitos de UTI Covid adulto.

Segundo os números apresentados pela Prefeitura de Sorocaba durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (1º), houve redução de 15 leitos de UTI Covid adulto no Hospital Adib Jatene, e de 10 no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

Conforme os dados fornecidos pelo município, o Adib Jatene chegou a ter no total 35 leitos de UTI Covid e atualmente está com 20. Já no CHS, a Prefeitura de Sorocaba afirma que o hospital chegou a ter no total 21 leitos de UTI Covid e neste momento está com somente 11. Ainda segundo a Secretaria da Saúde de Sorocaba, o Estado está destinando leitos de UTI Covid nos dois hospitais da cidade para as cirurgias eletivas.

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde afirmou que a região de Sorocaba apresenta queda gradativa da transmissão de Covid-19 e que nos últimos sete dias, as internações caíram 6,5%, os casos baixaram 32,2% e houve queda de 10,9% de óbitos. "Quanto aos leitos, hoje a taxa de ocupação é de 51,2% em UTI e 27,8% em enfermaria, e portanto a rede hospitalar segue com plenas condições de assistir casos graves do novo coronavírus", escreve.

O Governo de SP afirma ainda que trabalha nas análises técnicas para redirecionamento de parte dos leitos para atender pacientes com outras patologias. "Toda medida é baseada em monitoramento do cenário e planejamento da rede, visando salvar vidas e assegurar atendimento igualitário. A assistência a qualquer cidadão da região está garantida e se necessário pode ocorrer reativação de leitos exclusivos para Covid-19."

Em julho, o jornal Cruzeiro do Sul publicou reportagem sobre a redução de cinco leitos de UTI adulto exclusivos para atendimento de pacientes com o novo coronavírus no Hospital Adib Jatene com base no boletim divulgado pela prefeitura. Na época, Secretaria de Saúde e governo Estadual divergiram sobre a situação. A Secretaria Estadual da Saúde negou a redução, mas a prefeitura rebateu afirmando que os dados do boletim são informados pelo próprio hospital. (Ana Cláudia Martins)