Buscar no Cruzeiro

Buscar

Quarentena: Restaurantes e bares só poderão abrir a partir de terça-feira em Sorocaba

07 de Agosto de 2020 às 15:34

Prefeita Jaqueline Coutinho anunciou mudanças com a fase amarela durante coletiva no Paço. Crédito da Foto: Fábio Rogério (07/08/2020)

Atualizada às 16h15

A Prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), confirmou as mudanças no funcionamento de serviços não essenciais na cidade a partir deste sábado (8). A liberação acontece após o avanço da Região Metropolitana para a fase 3 (amarela) do Plano SP pelo governo do Estado nesta sexta-feira (7). Apesar da alteração, a prefeitura adiou a liberação para abertura de bares e restaurantes para a terça-feira (11).

Durante a coletiva de imprensa no Paço Municipal nesta sexta-feira (7), a prefeita explicou que existe a necessidade de adequações no setor de fiscalização. Bares e restaurantes só estarão autorizados a funcionar com 40% da capacidade. O decreto municipal prevê o funcionamento desses estabelecimentos por seis horas por dia. O comércio tem liberdade para definir o horário de funcionamento. Praças de alimentação em shoppings estão autorizadas a funcionar na cidade já a partir deste sábado (8).

[irp posts="278707" ]

 

A prefeita disse que a evolução para a fase amarela já era esperada pelo Executivo. Jaqueline afirmou que o número de casos confirmados e ocupação de leitos diminuíram e a média móvel de óbitos está estável. "Eleva a esperança no sentido de que dias melhores virão e conseguiremos enfrentar a pandemia de forma responsável, lúcida e coerente."

A decisão do governo estadual permitirá a reabertura com restrições de bares, restaurantes, salões de beleza, barbearias e academias de ginástica. Esses estabelecimentos estão fechados em Sorocaba desde 23 de março, data da decretação do período de quarentena na cidade.

Plano SP

O avanço anunciado pelo Governo Estadual compreende as 48 cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba. Esses municípios estavam na fase 2 (laranja) desde 13 de julho.

O Plano São Paulo regulamenta o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e a retomada de atividades econômicas nos 645 municípios paulistas, divididos em 17 regiões de saúde.

As fases de cada região são determinadas por critérios técnicos e científicos como casos confirmados da contaminação por Covid-19, óbitos e capacidade de atendimento hospitalar a casos graves da doença.

O que muda?

Na fase 3 (amarela), o governo do Estado permite o funcionamento com atendimento presencial de bares e restaurantes em horário reduzido - 6 horas por dia. A capacidade de atendimento de cada estabelecimento será de 40%.

O mesmo acontece com salões de beleza e barbearias. Já os shoppings e comércios de rua terão a permissão de funcionar com até 40% da capacidade. Na laranja, é de apenas 20%.

As academias têm permissão de 30% da capacidade. O usuário só pode utilizar as dependências com horário marcado para evitar aglomeração. O governo também liberou, no último dia 29, treinamentos e competições de esportes sem contato físico direto, como vôlei, tênis, hipismo e natação. (Da Redação)