Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prossegue pesquisa on-line sobre as vias ‘barulhentas’

22 de Agosto de 2020 às 00:01

Prossegue pesquisa on-line sobre as vias ‘barulhentas’ Ação vai viabilizar trabalho mais efetivo de fiscalização e de educação ambiental. Crédito da foto: Divulgação Secom Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), continua com a pesquisa on-line sobre as vias "barulhentas". Com isso, pretende-se identificar quais as principais ruas e avenidas da cidade com maior incidência de ruído causado pelo escapamento de motocicletas.

Para participar da pesquisa das vias "barulhentas", o morador deve acessar o formulário no site: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/. A pesquisa é simples e rápida e não é necessário se identificar.

Segundo o governo municipal, a ação visa contribuir para que seja realizado um trabalho mais efetivo de fiscalização e de educação ambiental em Sorocaba. A pesquisa on-line foi criada no início deste ano e a Sema afirma que já possui um levantamento das vias mais ruidosas. Segundo a prefeitura, essas informações não são passadas à imprensa, já que são usadas de forma estratégica pelas autoridades de segurança antes da realização de cada blitz de fiscalização.

Ainda de acordo com a Prefeitura, as fiscalizações foram planejadas para ocorrer mensalmente, mas no momento, diante do aumento de reclamações por parte dos munícipes, a administração municipal está estruturando para que a blitz ocorra de forma quinzenal na cidade.

Na última quinta-feira (20), uma fiscalização de controle de ruído emitido por escapamentos de motos feita em conjunto pela Sema, Urbes Trânsito e Transportes e Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar e Prefeitura de Sorocaba resultou em oito autuações, sendo seis baseadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e duas por infrações ambientais, conforme a lei municipal nº 11.367, de 12 de julho de 2016, que dispõe sobre o controle e a fiscalização das atividades que gerem poluição sonora. O valor das multas ambientais é de R$ 2.489,85. (Da Redação)