Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura fecha 19 comércios nas zonas norte e oeste de Sorocaba

11 de Julho de 2020 às 19:04

Prefeitura fecha 19 comércios nas zonas norte e oeste de Sorocaba Pessoas caminham pela região central de Sorocaba. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (11/7/2020)

A Prefeitura de Sorocaba fechou 19 comércios em desacordo com o decreto municipal baseado no Plano São Paulo de combate ao novo coronavírus. O trabalho da equipe de fiscalização da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), realizado neste sábado (11), foi focado nas zonas norte e oeste.

Segundo a Prefeitura, os comércios fechados não cumpriram o decreto municipal. Nele, o governo de Sorocaba permite a abertura de estabelecimentos que comercializem apenas produtos considerados essenciais.

O total de 19 autuações foi computado até às 18 horas deste sábado. Porém, a ação vai se estender até o período da noite, em diligências programadas, para o atendimento a denúncias recebidas.

Durante a manhã, o Cruzeiro do Sul foi à região central de Sorocaba. A reportagem flagrou várias lojas com portas entreabertas, mesmo não vendendo produtos essenciais.

Serviços essenciais

O Plano São Paulo, definido pelo governo paulista, classifica serviços essenciais como supermercados, padarias, farmácias, açougues, pet shops e revendedores de produtos de higiene. Comércios de móveis, eletrodomésticos, academias de ginástica não podem abrir, pois Sorocaba está na fase 1 (vermelha) - a mais rígida.

[irp posts="270143" ]

 

De acordo com a Prefeitura, os munícipes podem auxiliar a Prefeitura de Sorocaba nessas ações, comunicando as ocorrências de descumprimento das normas estabelecidas. Esse processo deve ser feito junto à Ouvidoria, por meio do site.

Outras formas são o Whatsapp (15) 99129-2426 e também por meio do telefone 156, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Já aos fins de semana e feriados, o contato deve ser efetuado pelo número 153, da Guarda Civil Municipal (GCM). A corporação trabalha no apoio às equipes de fiscalização. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)