Buscar no Cruzeiro

Buscar

Parte do comércio não essencial abre em Sorocaba, apesar de restrição

11 de Julho de 2020 às 15:59

Parte do comércio não essencial abre em Sorocaba, apesar de restrição Trecho da rua Barão do Rio Branco, durante a manhã, no centro de Sorocaba. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (11/7/2020)

Algumas lojas de produtos considerados não essenciais abriram na região central de Sorocaba, apesar da restrição imposta pelo governo municipal. Os flagrantes foram feitos na manhã deste sábado (11) pelo Cruzeiro do Sul em vias públicas como a rua Barão do Rio Branco e o bulevar Braguinha.

Estabelecimentos comerciais especializados em móveis, calçados e roupas funcionavam com as portas entreabertas. Os funcionários utilizavam a estratégia de chamar os clientes para o interior das lojas.

comércio em sorocaba Movimento na área central de Sorocaba. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (11/7/2020)

Por volta das 9h30, o Cruzeiro do Sul visitou algumas ruas do centro de Sorocaba. Na região comercial, diversos clientes caminhavam com sacolas cheias de produtos. Em alguns casos, estabelecimentos chegaram a fechar totalmente as portas após perceberem a presença da reportagem.

Fase vermelha

Sorocaba segue na fase 1 (vermelha) do Plano São Paulo - estratégia do governo do Estado para vencer a Covid-19, baseado na ciência e na saúde. Essa fase é a mais restritiva e permite somente o funcionamento de serviços essenciais. A lista inclui supermercados, açougues, padarias, farmácias, pet shops e postos de combustíveis, além de lojas de produtos de higiene e limpeza.

Durante uma coletiva realizada no Palácio dos Tropeiros, na sexta-feira (10), a prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) explicou sua decisão de permanecer na fase inicial e mais rigorosa do Plano São Paulo. “Em razão dos nossos indicadores, da nossa realidade, do município de Sorocaba, taxa de ocupação de leitos, principalmente, e pessoas que aguardam, hoje, leitos de UTI, nós vamos permanecer com as atividades econômicas restringidas, permitindo apenas as atividades que constam nos decretos anteriores”, afirmou a chefe do Executivo.

Região de Sorocaba

Horas antes desse anúncio da prefeita de Sorocaba, o governador João Doria (PSDB) havia classificado o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba na fase 2 (laranja). Essa região inclui 48 municípios.

[irp posts="270143" ]

 

A Prefeitura de Sorocaba foi questionada sobre ações de fiscalização dos estabelecimentos que não tem permissão para funcionar durante a fase vermelha. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos