Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura de Votorantim autoriza reabertura de salões de beleza e barbearias

05 de Agosto de 2020 às 16:28

Justiça suspende flexibilização da quarentena em Sorocaba Profissional corta o cabelo de cliente em salão de beleza. Crédito da foto: Pxhere

A Prefeitura de Votorantim autorizou a abertura de salões de beleza, cabeleireiros, barbearias, manicures e clínicas de estéticas. O decreto, assinado nesta quarta-feira (5) pelo prefeito Fernando de Oliveira Souza, já está em vigor, mesmo com a cidade na fase 2 (laranja) do Plano São Paulo.

Segundo a Prefeitura, o novo decreto municipal (nº 6.013) salienta que o Plano São Paulo (art. 7º do decreto Estadual nº 64.994, de 28/5/2020) autoriza os municípios, inseridos na fase laranja, a permitir a retomada gradual do atendimento presencial ao público de serviços e atividades não essenciais, segundo as circunstâncias estruturais e epidemiológicas locais.

Justificativa

Em sua justificativa, Fernando Souza explica a decisão baseado em números. Segundo ele, no período de 1 a 30 de julho, a taxa de ocupação nos leitos de clínica médica Covid-19 caiu de 60% para 12%. Dessa forma, a cidade estaria em situação de equilíbrio diante dos números de leitos clínicos existentes no Hospital Municipal de Votorantim.

Durante o mesmo período, a ocupação nos leitos de UTI reservados ao tratamento da Covid-19 não ultrapassou 50% das vagas existentes. Souza também explica que 90% dos pacientes no município se encontram recuperados da doença.

Para reabrir, os salões de cabeleireiros e estabelecimentos afins deverão prestar os serviços de forma individualizada e sempre mediante prévio agendamento. Por exemplo, disponibilizando gratuitamente álcool antisséptico em gel 70% para uso dos clientes, frequentadores, colaboradores e funcionários.

[irp posts="277953" ]

 

O ingresso e a permanência serão permitidos somente de pessoas usando máscaras faciais. Deverá impedir também aglomeração de pessoas no local.

São Roque e Araçariguama

As cidades de Araçariguama e São Roque também liberaram recentemente o funcionamento de salões de beleza e barbearias. Os dois municípios ocupam a Região Metropolitana de Sorocaba.

Plano São Paulo

O atendimento presencial em salões de beleza e barbearias é proibido em cidades integrantes das fases 1 (vermelha) e 2 (laranja) do Plano São Paulo. O funcionamento é permitido, com restrições, na fase 3 (amarela).

Atualmente, Votorantim está na fase 2 do Plano São Paulo. A cidade integra a laranja juntamente com outros 47 municípios do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba. (Da Redação)