Buscar no Cruzeiro

Buscar

Poupatempo faz mutirão do RG em Itapetininga, Itu e Salto

14 de Setembro de 2020 às 11:41

Poupatempo em Salto fica no bairro Salto de São José. Crédito da Foto: Divulgação / Governo de SP

As unidades do Poupatempo em Itapetininga, Itu e Salto realizam entre esta segunda (14) e terça-feira (15), um mutirão para atendimento exclusivo de RG. Ao todo são 2,4 mil vagas em 12 unidades em cidades do interior que retomam o atendimento presencial na próxima quarta-feira (16).

Além de Itapetininga, Salto e Itu, o mutirão também é realizado enas unidades de  Araçatuba, Bebedouro, Birigui, Guaratinguetá, Jundiaí, Lençóis Paulista, Ourinhos, Taubaté e Votuporanga. Em Lençóis Paulista, o serviço será oferecido apenas na segunda-feira (14). Na terça-feira (15) é feriado municipal na cidade.

Para ser atendido é necessário comparecer ao posto na data e horário marcados com a Certidão de Nascimento ou Casamento original e cópia simples, ou mesmo com o RG anterior, caso tenha sido emitido no Estado de São Paulo. Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um dos pais ou responsável legal, portando um documento de identificação com foto. Caso não seja possível, basta o responsável assinar uma autorização, que pode ser acessada pela internet, para ser apresentada no ato do atendimento, junto com um documento de identificação do responsável, com a mesma assinatura.

Na próxima quarta-feira (16), as 12 unidades participantes do mutirão voltam a funcionar com atendimento presencial à população. Assim como acontece em 50 dos 75 postos reabertos desde o dia 19 de agosto, o agendamento é obrigatório e poderá ser realizado através do site ou aplicativo Poupatempo Digital. Os agendamentos estarão disponíveis às 7h do dia 15/09.

Com medidas de prevenção e protocolos sanitários, a capacidade de atendimento no Poupatempo será de 30%. A prioridade é para serviços que necessitam da presença do cidadão para serem em concluídos, como a solicitação do RG e da primeira habilitação, por exemplo. Outros como a solicitação da Carteira de Trabalho, seguro desemprego, licenciamento e transferência de veículo, devem ser feitos de forma remota, pela internet, também pelas plataformas digitais. Atualmente, mais de 80 serviços podem ser realizados online, com agilidade e conforto, sem a necessidade de sair de casa.

Em Sorocaba, a unidade do Poupatempo realizou mutirão do RG realizado no dia 24 de agosto. Já a retomada do atendimento presencial, que aconteceu no dia 26, foi marcada por filas, aglomeração e reclamação de moradores que não conseguiram realizar o agendamento(Da Redação)

Serviço:

Mutirão para atendimento exclusivo de RG

Agendamentos: portal - www.poupatempo.sp.gov.br e app Poupatempo Digital.

Datas: 14 e 15 de setembro (segunda e terça-feira).

Unidades participantes na região:

Poupatempo de Itapetininga: Rua Alfredo Maia, 612 – Centro, das 09h às 17h.

Poupatempo de Itu: Praça Dom Pedro I, 102 – Centro, das 09h às 17h.

Poupatempo de Salto: Rua das Traíras, 85 - Salto de São José, das 09h às 17h.