Buscar no Cruzeiro

Buscar

Poupatempo de Sorocaba reabre com mutirão de RG

21 de Agosto de 2020 às 00:01

Poupatempo reabre com mutirão de RG Unidade fica na rua Leopoldo Machado, nº 525, no Centro de Sorocaba. Crédito da foto: Vinícius Fonseca/ Arquivo JCS (29/5/2020)

O posto do Poupatempo em Sorocaba, que reabre para atendimentos presenciais na quarta-feira (26), vai começar a atender antes quem precisa exclusivamente solicitar, com urgência, emissão e renovação da carteira de identidade (RG).

Dessa forma, os agendamentos para o mutirão de RG estarão disponíveis a partir deste sábado (22) pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br.

Contudo, os atendimentos acontecem na segunda e terça-feira (24 e 25).

Mas o serviço também estará disponível em outros nove postos que reabrem na capital. São eles Santo Amaro, Lapa e Cidade Ademar; na Grande São Paulo (Guarulhos e Suzano). No litoral, tem Caraguatatuba; e interior (Campinas Shopping, Araraquara e São Carlos).

Assim, a expectativa é atender aproximadamente 4.440 pessoas, nesses dois dias de ação.

A Prodesp reforça que todas as medidas de segurança no atendimento para preservar a saúde dos colaboradores e da população serão adotadas, como medição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel no acesso aos postos.

O uso de máscaras de proteção é obrigatório.

Agendamento

Para ser atendido, o cidadão deve agendar o serviço previamente pelo portal do Poupatempo e comparecer na unidade, no horário agendado, com a Certidão de Nascimento ou Casamento original e cópia simples, ou com o RG anterior, caso tenha sido emitido no Estado de São Paulo.

Menores de 16 anos precisam estar acompanhados por um dos pais ou responsável legal, portando um documento de identificação com foto.

Caso não seja possível, basta o responsável assinar uma autorização, que pode ser acessada aqui, para ser apresentada no atendimento, com um documento de identificação do responsável, com a mesma assinatura.

A Polícia Civil também prorrogou até 28 de agosto um mutirão para que a população em situação de vulnerabilidade possa obter o documento de identidade, que permite o saque do auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal.

A ação é realizada na sede do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD).

Após esse prazo, os atendimentos serão realizados nos postos instalados no Poupatempo. (Da Redação, com informações do Governo do Estado de São Paulo)