Buscar no Cruzeiro

Buscar

Posto de passaportes em shopping começa a atender nesta terça-feira

16 de Novembro de 2020 às 15:01
Jomar Bellini [email protected]

Delegado-chefe da PF em Sorocaba, Rogério Giampaoli, em novo posto de emissão de passaportes. Crédito da Foto: Vinícius Fonseca (16/11/2020)

A Delegacia da Polícia Federal em Sorocaba inaugurou nesta segunda-feira (16) o novo posto de emissão de passaportes para os moradores da região. A unidade, instalada dentro do Shopping Iguatemi Esplanada, passa a atender o público a partir desta terça-feira (17).

Segundo o agente federal Bruno Pereira, responsável pelo Posto de Emissão de Passaportes (PEP), nesta segunda-feira (16) já é possível agendar os atendimentos para a nova unidade no site da Polícia Federal. Os passaportes solicitados no posto anterior, que ficava na Rodovia Raposo Tavares, deverão ser retirados no shopping a partir de terça (17).

O PEP funcionará exclusivamente para atendimento de brasileiros que necessitam da emissão e retirada de passaportes. Ao todo, a delegacia da Polícia Federal em Sorocaba atende 48 municípios da região.

De acordo com delegado-chefe Rogério Giampaoli, a nova estrutura permitirá um aumento da capacidade de atendimento em cerca de 20%, reduzindo assim o tempo de espera para agendamentos. Anteriormente, eram emitidos cerca de 200 passaportes por dia, número que passa a 250 com a inauguração. “Vai se tornar mais rápido porque fizemos uma mudança não só física, que oferece mais conforto para a população, mas também na dinâmica do atendimento”, explica.

A inauguração do novo PEP acontece na mesma data em que se comemora o Dia da Polícia Federal. O evento foi acompanhado pelo Deputado Estadual Danilo Balas (PSL), que é agente da Polícia Federal.

Estrangeiros

O serviço para estrangeiros continuará a ser realizado exclusivamente na sede da Polícia Federal em Sorocaba, no quilômetro 103 da Rodovia Raposo Tavares.

De acordo com Giampaoli, o posto também foi reestruturado, absorvendo o espaço físico antes usado para passaportes. Novos funcionários também foram direcionados para trabalhar no setor. A estimativa é aumentar a capacidade de atendimento em até 80% a partir da reestruturação.

Novo posto de emissão de passaportes da PF de Sorocaba foi inaugurado no Shopping Iguatemi Esplanada. Crédito da Foto: Vinícius Fonseca (16/11/2020)

Licitação

O posto de emissão de passaportes foi instalado no shopping após uma licitação no começo do ano. Na concorrência pública, o empreendimento fica responsável pela montagem da estrutura e mobiliário do PEP dentro das especificações da Polícia Federal.

O novo posto no Iguatemi tem recepção, três mesas de atendimento e um balcão para retirada de passaportes.

“Para a gente é uma vitória em termos de serviços para o cliente, porque o objetivo é permitir que as pessoas possam resolver todas as necessidades em um lugar só, com o passaporte, a alimentação, farmácia, serviços bancários, entretenimento e o comércio”, diz Ana Carolina Gonçalves, gerente-geral do Iguatemi Esplanada.

Atendimento

A unidade, que tem uma área de 117 m2, está localizada no piso Votorantim da Ala Sul do Shopping Iguatemi Esplanada e funcionará de segunda à sexta, das 10h às 18h.

O atendimento para emissão de passaportes deve ser agendado no site da Polícia Federal. Já a retirada pode ser feita seis dias úteis após o comparecimento no posto. (Jomar Bellini)

Galeria

Confira a galeria de fotos