Buscar no Cruzeiro

Buscar

Polícia prende suspeito de matar comerciante durante assalto em Sorocaba

13 de Janeiro de 2021 às 07:57

Crime aconteceu no Jardim Magnólia, em Sorocaba. Crédito da foto: Fernando Rezende (12/01/2021)

Um dos acusados de participação no assassinato de um comerciante durante um assalto no Jardim Magnólia em Sorocaba foi detido nesta terça-feira (12) foi preso. A prisão ocorreu no início da noite, na Vila Assis, zona leste de Sorocaba, e foi realizada pela Polícia Militar. Edson Rachid, de 63 anos, foi atingido por um tiro enquanto tentava socorrer o filho, de 36 anos, também baleado durante a tarde.

O caso estava sendo apresentado à noite e os dados completos sobre a prisão serão divulgados pela Divisão Especial de Investigações Criminais de Sorocaba (Deic) nesta quarta-feira (13). De acordo com a delegada Luciane Bachir, responsável pela investigação, drogas também foram encontradas no local onde estava o acusado.

Ainda conforme ela, diligências em torno do caso foram realizados ao longo do dia, logo após o ocorrido. O homem chegou à Deic por volta das 19h. Ele passaria a noite na carceragem da Delegacia Seccional de Sorocaba.

Latrocínio

O comerciante Edson Rachid, de 63 anos, foi morto durante um assalto, no Jardim Magnólia, zona oeste de Sorocaba, no início da tarde. Dois homens teriam participado do roubo.

Segundo a Polícia Militar, as vítimas são proprietárias de uma mercearia na Alameda Celidônio do Monte, situada no bairro. Quando ocorreu o crime, ambos trabalhavam no mercado.

Durante o expediente, por volta de 12h, seu filho saiu do estabelecimento e foi até a esquina da rua, para fumar. Enquanto manuseava o celular, foi surpreendido com a chegada da dupla em uma motocicleta. Ao perceber se tratar de um assalto, tentou correr, mas foi baleado duas vezes pelo garupa da moto.

Os tiros atingiram o ombro direito dele. Ferido, o homem caiu no chão, e, nesse momento, o suspeito arrancou uma corrente do pescoço e uma pulseira do braço dele. Conforme a PM, os acessórios eram de ouro.

Ao ver o filho caído, o pai correu para tentar socorrê-lo, mas também foi baleado no peito. O comerciante chegou a ser levado para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), mas não resistiu. A outra vítima foi encaminhada para um hospital particular e, de acordo com a PM, não corre risco de morrer.

Depois do crime, os suspeitos fugiram. A polícia fez buscas no bairro, porém, não os encontrou até o final da tarde. Imagens das câmeras de segurança do mercado registraram toda a ação. A Polícia Civil está usando as imagens na investigação. O 3º Distrito Policial (DP) de Sorocaba investiga o caso, bem como policiais da Divisão Especial de Investigações Criminais de Sorocaba (Deic). A ocorrência foi registrada no Plantão Policial Norte, como latrocínio, roubo seguido de morte.

50 anos

Familiares contaram à polícia que o idoso tinha o comércio no local há 50 anos e nunca havia sido vítima de assalto. Já o filho relatou ter visto a dupla circulando pelos arredores do estabelecimento no dia anterior (segunda-feira, dia 11). “Provavelmente, a intenção deles era assaltar o filho e, depois, a mercearia”, suspeita a polícia.

Comoção

Logo após o anúncio da morte, as manifestações foram instantâneas. “É com extremo pesar que venho informar a morte do senhor Edson Rachid, vítima de uma tentativa de assalto na mercearia Rachid (...) Seu filho, Netinho, também foi baleado e estamos aguardando informações, vamos orar para Deus confortar o coração dos familiares e pela recuperação do Netinho, presidente da Associação Atlético Magnólia”, diz nota da entidade, finalizada com o termo “magnólia de luto”, escrito em caixa alta.

Também houve manifestações nas redes sociais. “Não há palavras para descrever a perda do nosso amigo Edson, simplesmente uma covardia o que fizeram. Que nosso Deus o receba de braços abertos. Vai fazer falta nossos bate-papos de pescaria”, escreveu um amigo. Houve vários outros comentários, incluindo no grupo do bairro Vila Jardini. (Vinícius Carmago e Marcel Scinocca)