Buscar no Cruzeiro

Buscar

Plano SP: Região de Sorocaba entra na fase amarela nesta segunda

22 de Fevereiro de 2021 às 07:30

Sorocabanos pagaram mais em impostos em 2020 Fase amarela é válida para 48 cidades da região de Sorocaba. Crédito da foto: Pedro Negrão (5/2/2021)

A região de Sorocaba entra na fase 3 (amarela) do Plano São Paulo nesta segunda-feira (22). A mudança, anunciada pelo Governo Estadual na sexta-feira (19), é válida para as 48 cidades do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS-16).  A classificação é mais flexível do que a fase 2 (laranja), na qual a região estava desde o dia 1º de fevereiro.

Na fase amarela, comércios e serviços considerados não essenciais podem funcionar, porém, com restrições. Shoppings, galerias e semelhantes e comércio de rua podem operar por até 12 horas diárias. As atividades devem ser iniciadas após às 6h e encerradas antes das 22h. As praças de alimentação, especificamente, podem operar de acordo com a categoria do estabelecimento.

Já os bares e restaurantes podem funcionar durante dez horas por dia, dentro dos mesmos horários de abertura e fechamento. A mesma regra vale para academias de ginástica e centros esportivos, bem como para salões de beleza e barbearias. As academias devem agendar horário para os frequentadores e permitir apenas aulas e práticas individuais.

Eventos, convenções e atividades culturais também só podem durar até dez horas, seguindo os horários estabelecidos. Os organizadores devem, obrigatoriamente, controlar o acesso do público, agendar horário e demarcar assentos. O distanciamento mínimo deve ser respeitado nas poltronas e filas. Atrações com o público em pé seguem proibidas, assim como demais atividades que gerem aglomeração.

Todos esses locais devem operar com somente 40% da capacidade. Ademais, têm de adotar protocolos sanitários geral e específico contra a Covid-19.

Na sexta-feira (19), a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, anunciou uma mudança em uma das regras para regiões na fase amarela. Agora, as cidades que estiverem nesta classificação, os restaurantes podem vender bebidas alcoólicas até as 22h. Anteriormente, o limite era até as 20h. (Da Redação)