Buscar no Cruzeiro

Buscar

Parques municipais de Sorocaba não abrirão no dia de Natal

21 de Dezembro de 2020 às 23:01

Parques municipais de Sorocaba não abrirão no dia de Natal Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” é um dos mais belos da cidade. Crédito da foto: Adival B. Pinto / Arquivo JCS (14/3/2015)

Em razão das celebrações natalinas, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) informa que o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Parque Natural “Chico Mendes”, Parque Natural Ouro Fino, Parque da Biquinha, Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, Parque Municipal de Corredores da Biodiversidade (PNMCBio) “Marco Flávio da Costa Chaves” e o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” não estarão abertos ao público no dia de Natal (25 de dezembro). Nos demais dias, até o próximo domingo (27), os espaços funcionarão normalmente.

Seguindo o Decreto Municipal nº 25.989, publicado no Jornal do Município de Sorocaba do dia 1º de dezembro, o limite de visitantes do zoo é de 1.200 pessoas por dia.

Em outros parques

Nos demais parques, o limite é de 650 pessoas por dia. Já a visita ao Parque da Biodiversidade pode ocorrer somente mediante agendamento pelo e-mail [email protected], feito com cinco dias de antecedência.

Todos devem cumprir os procedimentos de higienização e distanciamento social, minimizando assim o risco de exposição do público, dos funcionários, bem como da biodiversidade local ao novo coronavírus (Covid-19).

Entre as exigências do protocolo estão o uso de máscara em todos os ambientes dos parques e o distanciamento social de 1,5 metro entre as pessoas.

Álcool e máscara

Totens com álcool gel são disponibilizados em pontos estratégicos e a recomendação é que as pessoas mantenham suas mãos limpas frequentemente. Outra solicitação é que os visitantes levem sua própria água e evitem usar os bebedouros.

Alguns espaços estão fechados por questão de segurança, como os recintos do micário, do aviário, do serpentário e do ouriço do zoológico e os quiosques do Parque “Chico Mendes”.

Além disso, os playgrounds do Parque da Biquinha, Parque “Chico Mendes” e Parque da Água Vermelha estão isolados e não podem ser utilizados pelos visitantes.

Também houve aumento da frequência de limpeza e desinfecção dos banheiros dos parques. Banners e/ou placas foram instalados para orientar os visitantes a respeito dos protocolos de saúde e segurança. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)