Buscar no Cruzeiro

Buscar

Animais do Zoológico Municipal Quinzinho de Barros vão ao veterinário

16 de Julho de 2019 às 23:31

Animais do Zoo vão ao veterinário A anta, ainda filhote e nascida no Zoo, é obediente e facilita os procedimentos. Crédito da foto: Secom Sorocaba

O setor veterinário do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, ligado à Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), anestesiou, nesta terça-feira (16), uma suçuarana (onça parda) macho, conhecido como Nino, com aproximadamente oito anos de idade, para fazer um check-up preventivo. O procedimento é realizado pelo menos uma vez ao ano e é fundamental para a manutenção da saúde do animal e para a conservação da espécie.

Foram feitos exames tais como endoscopia - para avaliação do estômago e da porção inicial do intestino -, ultrassom abdominal, tratamento dentário e coleta de materiais biológicos (urina, fezes e sangue) para exames laboratoriais.

Para finalizar o manejo das suçuaranas do Zoo - há um mês, foram realizados os mesmos procedimentos nas duas fêmeas da espécie, Gorda e Magra, que estão muito bem de saúde -, foram avaliados, também, os olhos e o coração de Nino.

[irp posts="128882" ]

 

Segundo o médico-veterinário do Zoológico, André Costa, os exames de imagens estão normais e os resultados dos exames laboratoriais, sairão em breve. “Para que os check-ups fossem realizados com êxito, o Zoo contou com a presença de veterinários especialistas em diferentes áreas, já que foram realizados exames de imagens e os laboratoriais”. “Foi usado o que há de mais moderno na medicina veterinária, sempre visando o que há de melhor para a saúde preventiva dos animais”, ressalta.

Segundo o chefe de Divisão de Zoologia e Bem Estar animal, Felipe Cardoso, a suçuarana (Puma concolor) é o segundo maior felídeo do Brasil, menor apenas que a onça-pintada. “As suçuaranas estão em risco de extinção devido a fatores relacionados ao homem e ao desmatamento, que diminuem cada vez mais seu território de caça; com isso, esses animais acabam sendo obrigados a buscar alimentos em outras regiões”.

Um filhote de anta, a Julianta, também foi avaliado. Ele nasceu no parque há sete meses e foi alimentado pela equipe veterinária. Nesta terça-feira (16), foi anestesiado para um check-up pediátrico, incluindo microchipagem, coleta de exames e uma endoscopia para avaliação da sua condição física.

[irp posts="136221" ]

 

“Nós criamos a Juju desde que ela nasceu e o condicionamento que ela tem permite que os procedimentos veterinários sejam realizados com maior facilidade”, comenta a veterinária residente, Juliana Formagio, uma das ‘mães’ da Julianta. “Ela é muito dócil e aceita nossos chamados”, ressalta.

“O Zoo de Sorocaba preza pela qualidade de vida dos animais, pelo seu bem estar e pela preservação das espécies”, comenta o titular da Pasta, Jessé Loures.

Referência em pesquisa e preservação animal, o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros está localizado na Rua Teodoro Kaisel, nº 883, na Vila Hortência, e está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. (Da Redação, com informações de Secom Sorocaba)