Buscar no Cruzeiro

Buscar

Novo modelo de RG começa a ser emitido nesta terça-feira (20)

19 de Agosto de 2019 às 19:26

Novo RG inclui sistema de segurança mais apurado e alternativas para o cidadão Novo RG inclui sistema de segurança mais apurado e alternativas para o cidadão. Crédito da foto: Reprodução/SSPSP

 

A partir desta terça-feira (20), o Estado de São Paulo passa a emitir um novo modelo da carteira de identidade, mais conhecido como RG. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os parâmetros do documento atenderão ao decreto federal 9.278 de 2018. A legislação pretende, primeiramente, a padronização do documento em todo o País. Ainda conforme o decreto, os Estados têm março de 2020 para se adequar.

[irp posts="77966" ]

 

No território paulista, o novo RG será emitido pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD/DIPOL), da Polícia Civil.

RG contra falsificações

Além de incluir dispositivos para aumentar a segurança contra falsificações, o novo RG inclui diversos benefícios para a população. Com a finalidade de se adequar à tendência mundial, é possível, por exemplo, incluir nome social sem necessidade de alteração no registro civil.

Mais informações

O documento de identidade também apresentará dimensão reduzida mas, ao mesmo tempo, mais informações. A partir de agora a carteira de identidade poderá incluir registros como título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, certificado militar, carteira nacional de habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e NIS/PIS/PASEP.

Por fim, poderão constar na cédula indicativos para portadores de necessidades especiais, bem como o CID (Código Internacional de Doenças). No entanto, a inclusão de informações adicionais no documento de identidade será facultativa, ou seja, cada cidadão poderá optar por incluir os registros complementares que julgar necessários.

A emissão dos novos documentos de identidade estará disponível em todos os postos do Poupatempo do Estado. A solicitação poderá ser feita por quem vai emitir a carteira de identidade pela primeira vez ou para aqueles que forem providenciar a segunda via. É importante ressaltar, porém, que os documentos no modelo antigo continuam valendo normalmente.

Como utilizar

O Poupatempo atende com hora marcada, para garantir conforto a todos os cidadãos. Para marcar gratuitamente dia e horário para ser atendido, o cidadão pode escolher entre canais de atendimento:

Pela internet, no site do Poupatempo

Por plicativo no celular: SP Serviços.

Mais informações sobre documento de identidade em São Paulo podem ser obtidas no portal da Secretaria Estadual de Segurança Pública. (Da Redação com SSPSP)

Galeria

Confira a galeria de fotos