Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nova empresa opera temporariamente transporte intermunicipal em São Roque

18 de Novembro de 2020 às 15:52

Os trabalhadores da Viação Piracicabana permanecem em greve, e a nova empresa vai operar o transporte na região. Crédito da foto: Cortesia/ São Roque Notícias

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) designou uma nova empresa para operar o transporte intermunicipal na região de São Roque. A medida tem caráter emergencial. A Viação Danúbio Azul vai funcionar na cidade a partir desta quarta-feira (18).

A substituição temporária foi motivada pela greve dos trabalhadores da Viação Piracicabana, a concessionária responsável pelo serviço. A suspensão das atividades já dura 15 dias. "A paralisac?a?o dos servic?os ocorreu por conta do movimento grevista liderado pelo sindicato local da categoria, que impede a Viac?a?o Piracicabana S.A. de operar as linhas normalmente, embora haja liminar determinando o retorno imediato dos trabalhadores", informa a Artesp, em nota.

A nova empresa vai operar os itinerários entre São Roque e as cidades de Itapevi, Cotia, Vargem Grande Paulista e Pirapora do Bom Jesus. Os trajetos são os mesmos realizados pela Piracicabana, juntamente com as linhas São Roque/Araçariguama e Araçariguama/Itapevi.

Greve dos trabalhadores

Inicialmente, os colaboradores da Viação Piracicabana suspenderam as atividades na manhã do dia 29 de outubro. O movimento foi cessado na noite da mesma data. Contudo, alega o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, devido à falta de diálogo com a empresa e a não resolução dos impasses, eles decidiram entrar novamente em greve, no dia 3 de novembro.

A paralisação é uma forma de protesto contra as demissões de 11 funcionários, prática de dupla função e não cumprimento do intervalo intrajornada. A informação foi divulgada pelo sindicado da categoria.

A entidade afirma ainda não ter sido contatada pela empresa. Por isso, a greve segue por tempo indeterminado.

Desde a retomada da paralisação, no dia 3, apenas 30% da frota de ônibus da concessionária circula na região de São Roque. Ao todo, quatro veículos seguem rodando.

O Cruzeiro do Sul questionou a Viação Danúbio Azul e o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região sobre a mudança e aguarda retorno. Por telefone, o jornal também tentou falar com a Viação Piracicabana, mas não conseguiu. (Da Redação)