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Transporte público

Problemas persistem mesmo após compra de novos ônibus

Objetivo da aquisição de novos veículos seria para resolver as questões de atraso e superlotação dos ônibus

23 de Abril de 2022 às 13:00
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Moradora mostra imagem da linha do Novo Mundo e Éden
Munícipe mostra imagem da linha do Novo Mundo e Éden (Crédito: Arquivo pessoal)

Mesmo após a compra de 35 novos ônibus, anunciada em 28 de março pela Prefeitura de Sorocaba, os problemas no transporte público municipal permanecem. À época, foi informado que o objetivo da aquisição dos novos veículos seria para resolver as questões de atraso e superlotação dos ônibus.

A corretora Rute Santos diz que todos os dias enfrenta a lotação da linha do Éden no horário das 6h, e do Novo Mundo, que atende o hospital Adib Jatene. Quando possível, ela opta por esperar pelo próximo ônibus, que muitas vezes, também chega ao ponto com o veículo cheio de pessoas. Ela conta também que os motoristas têm parado o veículo fora da passarela, conforme imagem abaixo, enviada pela munícipe.

 

Munícipe mostra o ônibus parando fora da plataforma - Arquivo pessoal
Munícipe mostra o ônibus parando fora da plataforma (crédito: Arquivo pessoal)

 

O jornal Cruzeiro do Sul publicou uma reportagem em 19 de março relatando as dificuldades que os usuários do transporte público estavam enfrentando. As reclamações envolviam diversas linhas, entre elas: Rodrigo, Nova Esperança, Ipatinga, Carandá, Vitória Régia, Campolim, Altos do Ipanema, Júlio de Mesquita, Aparecidinha, Cajuru e Éden.

Na ocasião, a Urbes informou que iria intensificar o monitoramento, a fim de promover novos ajustes de horários, caso fossem necessários e que já havia solicitado a ampliação da frota às empresas concessionárias, o que, segundo a empresa, permitiria "um aumento no número de viagens em várias linhas", como as mencionadas.

Questionada novamente, a Urbes esclarece que desde o início deste ano, todas as linhas do transporte coletivo são monitoradas diariamente em período integral e que a intervenção operacional ocorre por meio da inserção de viagens adicionais extras que, se necessário, podem permanecer definitivamente na programação.

A autarquia informa também que os maiores fluxos são registrados nas linhas que atendem as principais avenidas da cidade, sendo os períodos de pagamento/vale ou datas que antecedem e sucedem feriados as datas de maior movimento de passageiros. Quanto a atrasos ou lotações, “quando ocorrem, podem ser provocados, ainda, por ocorrências adversas à operação, como, por exemplo, acidentes de trânsito e veículos de passeio parados na rua por alguma falha técnica”.

Linhas que receberam novos veículos e viagens extras

Receberam novos ônibus as linhas: 11 – Manchester, 44 – Novo Mundo, 44/1 – Tatiana, 60 – Ouro Fino, 63 – Esmeralda, 15 – Jardim São Paulo, 17 – Central Parque, 40 – Vila Jardini, 77 – Santa Bárbara e 73 – Júlio de Mesquita. As linhas 17 – Central Parque, 52 – Cidade Universitária, 60 – Ouro Fino também receberam novas intervenções.

Já as linhas 65 – Campolim, 55 – Rodrigo, 303 – Interbairros III e 52 – Cidade Universitária – alvos de constantes queixas de superlotação e atrasos -- receberam viagens extras. Por sua vez, as linhas que atendem à zona Industrial do Éden e Cajuru, receberão novos e maiores ônibus até o início de maio.

Ainda conforme a Urbes, serão criados corredores prioritários para certas linhas e a frota de ônibus será remanejada, contando com mais carros articulados e superarticulados.

Atualmente, a cidade conta com 100% da frota em operação. Dos 371 ônibus, 31 são articulados e 29 superarticulados, com capacidade para transportar até 660.671 passageiros/dia útil. Número este, segundo a Urbes, quatro vezes maior que a demanda, de 155 mil passageiros/dia útil, em média.

Melhorias na venda de bilhetes

Para diminuir o tempo de atendimento, serão instaladas 17 bilheterias de autoatendimento nos terminais Santo Antonio e São Paulo. Os dispositivos começam a operar a partir de quarta-feira (27), em fase de teste. Nesta fase, serão instalados cinco bilheterias em cada um dos terminais.

A Urbes também irá disponibilizar duas vans, que funcionarão como unidades volantes, para a venda de bilhetes. Elas serão direcionadas a pontos ou terminais com maior demanda na aquisição de passagens. O serviço deve estar disponível à população dentro de uma semana.

Outro projeto é a venda de bilhetes no site da autarquia, que será redesenhado. O prazo para a modernização do site é de até dois meses. A promessa, porém, é de que em menos de 30 dias, a opção de compra de bilhetes via cartão de crédito e débito, no site, já esteja disponível aos usuários. (Virgínia Kleinhappel Valio com informações da Secom)

 

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