Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Samu Animal é alvo de mais reclamações

Pela segunda vez, Prefeitura realizou atendimento somente após os questionamentos da reportagem

19 de Janeiro de 2022 às 18:18
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Samu Animal foi ao local avaliar o estado de saúde do cachorro
Samu Animal foi ao local avaliar o estado de saúde do cachorro (Crédito: Secom)

Mais uma vez, o Samu Animal, programa da Prefeitura Municipal de Sorocaba, é alvo de reclamações de moradores. A esteticista Carla Silvana Camargo relatou o caso de um cachorro abandonado na rua da sua casa, no Jardim Ipanema. Segundo ela, o animal, apesar de bravo, precisa de cuidados.

A moradora relata que o animal está desnutrido e com muitos carrapatos. “Desconfio que ele esteja com a doença do carrapato. Eu comprei remédio e até casinha para ele dormir na rua, mas não posso ficar com ele porque tenho outros cachorros em casa”. Além do cachorro estar desnutrido, o fato dele ser bravo também preocupa a moradora. “Ele mordeu uma moradora de rua que tentou cobrir ele”.

Ela conta também que entrou em contato com o Samu Animal pelo número 153 e, conforme orientada, procurou a Ouvidoria para fazer o pedido de resgate do animal. O pedido foi feito na segunda-feira (17). Somente nesta quarta-feira (19), após os questionamentos enviados pelo Cruzeiro do Sul, a Prefeitura enviou o Samu Animal ao local.

De acordo com a moradora, a equipe do Samu Animal avaliou o cachorro e decidiu não fazer o resgate, pois o animal foi considerado sadio. Para conseguir fazer o resgate do animal, a moradora precisa abrir outro protocolo na Ouvidoria, mas desta vez, alegando que o cachorro é bravo e avança nas pessoas que passam na rua, assim, outro setor responsável conseguirá resolver a situação do cachorro.

“Pra falar a verdade, eu não concordo com isto. Além da saúde dele, acho que corre o risco dele morder outra pessoa, falaram que ele é mestiço com pitbull, ele corre o risco de ser atropelado ou até mesmo causar um acidente. Ele está cheio de carrapato, não sei até que ponto ele está bem, ele está desnutrido. Já mandei mensagem pro prefeito Rodrigo Manga, ele sabe de toda a situação”.

Quem também passou pela mesma situação foi Michele Silva. “O Samu Animal não funciona. Foram quase 20 minutos até cair a ligação e ninguém atendeu. Compartilhei a publicação do cachorro nas redes sociais, marquei o prefeito e até o momento não obtive retorno de ninguém”, contou.

Outra reclamação recente

Esta não é a primeira reclamação do programa Samu Animal. Na quinta-feira (13), a aposentada Nelsa Aparecida Giusti procurou o Samu Animal para pedir o resgate de um cachorro machucado que estava há uma semana na rua da sua casa, no Jardim Planalto.

Nelsa conta que tentou contato com o serviço oferecido pela Prefeitura e, após algumas tentativas, acabou sendo encaminhada à Ouvidoria do município. Após ser questionada pela reportagem sobre a dificuldade da aposentada, a Prefeitura providenciou o atendimento do animal, que foi recolhido e levado à uma clínica veterinária em Mairinque.

O que diz a Prefeitura de Sorocaba

Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) informa que a equipe do programa Resgate Patrulha Animal foi enviada ao local mencionado, nesta quarta-feira (19), para tomar as providências necessárias e garantir o bem-estar do animal. Disse, ainda, que a unidade móvel é voltada para o atendimento de casos de urgência e emergência, envolvendo animais domésticos em situação de alto risco, como, por exemplo, acidentes ou atropelamentos.

 .

Galeria

Confira a galeria de fotos