Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Moradora reclama de atendimento do Samu Animal

Após ser questionada pela reportagem sobre a dificuldade da aposentada em conseguir o resgate, a Prefeitura providenciou o atendimento do animal

14 de Janeiro de 2022 às 10:02
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Cachorro estava no Jardim Planalto e foi resgatado
Cachorro estava no Jardim Planalto e foi resgatado (Crédito: Arquivo pessoal)

A aposentada Nelsa Aparecida Giusti procurou o Samu Animal na manhã desta quinta-feira (13) para pedir o resgate de um cachorro machucado que estava há uma semana na rua da sua casa, no Jardim Planalto. Nelsa conta que tentou contato com o serviço oferecido pela Prefeitura e, após algumas tentativas, acabou sendo encaminhada à Ouvidoria do município. Após ser questionada pela reportagem sobre a dificuldade da aposentada, a Prefeitura providenciou o atendimento do animal, que foi recolhido e levado à uma clínica veterinária em Mairinque.

Segundo a moradora, havia um buraco na barriga do cachorro e outros machucados pelo corpo. Ela conta que seguiu o recomendado pela administração municipal nas propagandas do programa “Samu Animal” e entrou em contato por meio do telefone “153”.

"No número “153” pediram que eu ligasse para a Unidade de Proteção e Bem-estar Animal. Lá, pediram que eu ligasse no número 156 - da Ouvidoria - para então fazer o pedido. Quando vieram ver o cachorro, depois que procurei o jornal, falaram pra mim que a Prefeitura não resgata mais animais de rua. Não sei porque existe esse programa então, se eles não resgatam quando precisa.”, desabafa Nelsa.

Durante a divulgação do programa “Samu Animal”  o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, falou em suas redes sociais que a equipe de atendimento estaria pronta para o resgate quando solicitado: “Quando você ver algum bichinho precisando de ajuda, ligue no 153 que nossa equipe está pronta para o resgate! É o nosso respeito pelas vidas das pessoas e dos animaizinhos que tanto amamos!”, escreveu.

Resgate

Após ser questionada pelo jornal Cruzeiro do Sul, a Prefeitura de Sorocaba enviou duas equipes ao local. A primeira equipe, com dois profissionais da administração pública, tirou fotos do animal. No final da tarde, outra equipe, desta vez do “Samu Animal”, voltou ao local e resgatou o cachorro. “Eles falam uma coisa e é totalmente diferente. Se não fosse eu ligar para o jornal, eles não teriam resgatado.”

Nelsa acompanhou o resgate e conforme informações repassadas à moradora, por meio do “153”, o animal foi levado para uma clínica veterinária em Mairinque e quando recuperado, será encaminhado à Zoonoses.

Ainda na quinta-feira (13), a Prefeitura Municipal de Sorocaba informou que uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) foi enviada ao local para verificar o caso e tomar todas as providências necessárias para garantir o bem-estar do animal.

O jornal Cruzeiro do Sul, na manhã desta sexta-feira (14), questionou novamente a Prefeitura de Sorocaba sobre o fato do animal ter sido encaminhado para outra cidade. Em nota, a  administração municipal explica que o contrato firmado com a empresa vencedora do processo licitatório prevê que, após o animal doméstico em situação de alto risco receber o primeiro atendimento e ser estabilizado pela médica veterinária da unidade móvel de urgência e emergência, ele seja encaminhado à Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, onde ele continuará recebendo os cuidados necessários para a sua reabilitação.

"Já, quando o resgate ocorre de segunda a sexta-feira, após as 17h, ou aos sábados, domingos e feriados, o animal, então, é encaminhado, primeiramente, à clínica da empresa contratada, que está localizada em Mairinque. Após ele receber os primeiros cuidados, ele é encaminhado para a Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, que foi o caso do cãozinho resgatado na quinta-feira (13), após as 17h. Após sua total reabilitação, o animal será disponibilizado para adoção responsável", completa.