Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Temporais causam transtornos aos moradores de Sorocaba

Na última sexta-feira de 2021, a cidade registrou alagamentos, inundações, destelhamentos e quedas de árvores

01 de Janeiro de 2022 às 16:28
Wilma Antunes [email protected]
Avenida Armando Pannunzio foi um dos locais de alagamento.
Avenida Armando Pannunzio foi um dos locais de alagamento. (Crédito: Cortesia/Rodrigo da Silva Lozada)

Mais uma vez, as fortes chuvas causaram transtornos aos moradores de Sorocaba, nesta sexta-feira (31). Diversas ruas da cidade foram alagadas devido ao grande volume de água, houve ainda inundações, destelhamentos e quedas de árvores. No dia anterior (30), problemas parecidos já haviam sido registrados. Apesar do susto, ninguém ficou ferido ou desabrigado.

De acordo com a Defesa Civil, entre as vias que tiveram quedas de árvore, estão a Vitória Sacker, no Jardim Pagliato; avenida Juvenal de Campos, Vila Pinheiro; e Alameda Jundiaí, no Jardim Saira. Além disso, houve duas ocorrências de destelhamento, sendo uma no Jardim Nova Esperança, na zona oeste, e a outra na Vila Mineirão, zona norte.

Já os alagamentos ocorreram nas ruas Professor Magalhães de Noronha, no Jardim São Carlos; Elias Abud Dib, Jardim Marcelo Augusto; Quinze de Agosto com a Rita de Carvalho Monteiro, bairro Retiro São João; avenida Doutor Armando Pannunzio, Jardim Santa Cruz; Lituânia, Jardim Europa; e na via Francisco de Souza Lima, no Jardim Marli.

As inundações foram registradas em dois locais: na Rua Eugênia de Oliveira Cirne, no bairro Lopes de Oliveira, e na avenida Santa Cruz, no Jardim Vera Cruz. Neste último ponto, alguns moradores tiveram a casa invadida por lama durante o temporal. A Prefeitura de Sorocaba informou que todas as famílias foram atendidas logo em seguida à ocorrência.

Índice pluviométrico

Ainda conforme a Defesa Civil de Sorocaba, o acumulado de chuva passou dos 80 milímetros em alguns pontos da cidade. Entre os locais mais afetados estão a ETA Cerrado, com 82 mm; Retiro São João, 42 mm; ETA Éden, 39 mm; Aparecidinha, 32 mm; Parque São Bento, 24 mm; Jardim Saira, 22 mm; Bairro dos Morros, 17 mm; e Brigadeiro Tobias, com 2 mm. O acumulado de chuvas do mês de dezembro é de 207 mm.

O órgão ainda destacou que a previsão de chuvas para este sábado (1º) é de 12 mm e de 10 mm, no domingo (2).