Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Morre a empresária Maria Helena, criadora da coxinha da Real

A padaria Real surgiu em Sorocaba na década de 1950, e Lena, como era conhecida, chegou à rede em 1965

23 de Dezembro de 2021 às 22:15
Marcel Scinocca [email protected]
Apaixonada por culinária, Lena chegou à rede em 1965, e a primeira receita da famosa coxinha era de frango com osso
Apaixonada por culinária, Lena chegou à rede em 1965, e a primeira receita da famosa coxinha era de frango com osso (Crédito: Arquivo Pessoal)

A empresária Maria Helena Dilia Amerise de Souza, carinhosamente chamada de Maria Helena ou Lena -- criadora da famosa coxinha da padaria Real --, morreu nesta quinta-feira (23). Ela estava internada em um hospital de São Paulo há 20 dias.

A família preferiu não dar detalhes sobre a causa da morte. Maria Helena, que estava com 80 anos, será sepultada no cemitério Pax nesta sexta-feira (24), às 14h. O velório será das 9h às 13h, na sala 8 da Ofebas, na rua Brás Cubas, em Santa Rosália.

Ela foi casada com Carlos Alberto de Souza, já falecido, e que dá nome há um parque na zona sul de Sorocaba. Lena deixa quatro filhos.

A padaria Real surgiu em Sorocaba na década de 1950, fundada pela família Souza. Apaixonada por culinária, Lena chegou à rede em 1965.

A primeira receita da famosa coxinha contava com o frango ainda com osso, o que mudou tempos depois, quando a receita conhecida nacionalmente passou a ter recheio com frango desfiado. Segundo ela, a preocupação não era só com o recheio, mas também com a massa.

A rede possui dezenas de outros produtos, mas tem a coxinha como carro-chefe, tornando Sorocaba conhecida nacionalmente pela iguaria. Atualmente, são cinco lojas na cidade, além de uma filial em Pinheiros, na Capital.

Desde 15 de março deste ano, o salgado também é vendido em São Paulo. Inicialmente, as vendas eram feitas apenas por delivery e atendiam a um número limitado de clientes.

Desde julho, porém, com a implementação do sistema take away (quando o cliente faz o pedido e retira em um ponto específico), a comercialização é feita para toda a cidade.

O CEO da Real, José Eduardo de Souza, conta que começou a vender a coxinha na capital a pedido de amigos. Atualmente, a comercialização é feita em uma dark kitchen, exclusivamente para entrega, na rua Mateus Grou, número 283, no bairro Pinheiros.

Segundo Souza, o local foi escolhido por ter muitas residências, o que gera grande circulação de pessoas. (Marcel Scinocca)

Galeria

Confira a galeria de fotos