Buscar no Cruzeiro

Buscar

Astronomia

Cometa Leonard é flagrado nos céus sorocabanos

O fenômeno foi registrado por volta das 20h15 deste domingo (19)

20 de Dezembro de 2021 às 09:45
Kally Momesso [email protected]
O Cometa Leonard foi registrado em Sorocaba
O Cometa Leonard foi registrado em Sorocaba (Crédito: ADRIANO FONSECA)

A estação de monitoramento da Exoss Citizen Science, localizada em Sorocaba e operada por Adriano Fonseca, registrou o cometa Leonard (C/2021 A1) na cidade. O fenômeno foi flagrado por volta das 20h15 deste domingo (19).

De acordo com o astrônomo amador, este cometa foi descoberto em 2021 e tem uma órbita de 80 mil anos. "Isso quer dizer que a próxima passagem pela terra será daqui 80 mil anos", esclareceu Fonseca. Adriano ainda afirmou que não será mais possível ver o cometa a olho nu. 

Cometas são compostos de gelo e poeira. Quando um cometa chega perto do Sol, parte do gelo começa a se derreter e os vento solares empurram a poeira e gás liberados pelo gelo derretido para longe do cometa. É assim que se forma a sua cauda. 

Cometas não emitem luz própria. O que parece ser luz vindo de um cometa é na verdade a reflexão da luz do Sol pelas partículas de gelo do cometa, da mesma forma que a luz é refletida por um espelho.

Alguns poucos cometas passam perto da Terra e nós podemos observá-los com nossos olhos. O Cometa de Halley, por exemplo, pode ser visto da Terra a cada 76 anos.

Leia mais - Sorocaba tem registro de chuva de meteoros Perseidas

Leia mais - Professor de Sorocaba registra queda de meteoro