Buscar no Cruzeiro

Buscar

Visita presidencial

Em visita a Sorocaba, Bolsonaro inaugura primeiro CET 4.0 do País

O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), também participou da cerimônia de inauguração

25 de Junho de 2021 às 16:47
Ana Claudia Martins [email protected]
Ele inaugurou o CET 4.0
Ele inaugurou o CET 4.0 (Crédito: Reprodução/Redes Sociais/Rodrigo Manga)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes, inauguraram na manhã desta sexta-feira (25), em Sorocaba, o primeiro Centro de Excelência em Tecnologia (CET) 4.0 do País. O evento ocorreu no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e começou por volta das 10h15. O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), também participou da cerimônia de inauguração.

O CET 4.0 é uma parceria entre o governo federal, por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e a Prefeitura de Sorocaba.

O Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 é pioneiro no Brasil no conceito “hélice
quíntupla”, que une conhecimento e inovação, estimulando o desenvolvimento tecnológico,
especialmente baseado em Internet das Coisas (IoT) e robótica.

Criado no âmbito do Plano Nacional de IoT e da Estratégia Nacional para a
Transformação Digital, o CET 4.0 foi integrado ao Parque Tecnológico de Sorocaba, representando um marco histórico para a cidade de Sorocaba e a região.

Segundo a MCTI, a metodologia será replicada nas indústrias de grande, médio e pequeno porte, universidades, escolas técnicas, entidades e organizações, permitindo a aplicação de novas tecnologias nas áreas de manufatura, logística, capacitação e desenvolvimento de pessoas.

A expectativa com o novo centro é a criação de novos postos de trabalhos, com capacitação de colaboradores em tecnologias 4.0, inovação, e a conexão da tecnologia aplicada nas indústrias e na fabricação de produtos, além de melhorias nas produtividades das mesmas, com maior eficiência e redução de custos, tornando-as mais competitivas.

O presidente Jair Bolsonaro, o ministro Marcos Pontes e o prefeito Rodrigo Manga, além de demais autoridades presentes, fizeram o descerramento da placa de inauguração do CET 4.0.

Em seguida, quatro estudantes de escolas municipais de Sorocaba receberam das mãos de Bolsonaro medalhas e certificados de participação por serem os primeiros colocados da 23ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Depois, o presidente e sua comitiva conheceram as instalações do CET 4.0 no PTS, onde Bolsonaro conheceu um pouco mais sobre as características e do funcionamento das tecnologias desenvolvidas no local.

Antes de deixar o PTS, Bolsonaro parou para falar com a imprensa, e respondeu perguntas de jornalistas durante aproximadamente 20 minutos. E em comboio de veículos oficiais, ele seguiu para a Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Facens), onde participou do último evento oficial na cidade.

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração do CET 4.0 no PTS, o filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), o deputado federal Capitão Derrite (PP), o deputado estadual Danilo Balas (PTS), o deputado federal Guiga Peixoto (PSL), a deputada federal Federal Carla Zambelli (PSL), além de autoridades locais.

Galeria

Confira a galeria de fotos