Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tecnologia

Ministro Marcos Pontes inaugura CET 4.0 em Sorocaba no dia 25 de junho

Anteriormente, a data informada para a inauguração do CET 4.0, com a vinda do ministro, era 7 de junho

03 de Junho de 2021 às 18:07
Cruzeiro do Sul [email protected]
Parque Tecnológico de Sorocaba
Parque Tecnológico de Sorocaba (Crédito: Secom/Sorocaba)

A data da inauguração oficial do 1º Centro de Excelência em Tecnologia (CET) 4.0 do País, que está sendo instalado no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), foi adiada para o dia 25 de junho. O evento, ainda sem horário definido, contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes.

Anteriormente, a data informada para a inauguração do CET 4.0, com a vinda do ministro, era 7 de junho.
O CET 4.0 é uma parceria da Prefeitura de Sorocaba e o do governo federal. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, inicialmente prevista para o início do mês, a nova data foi confirmada pela assessoria do ministro.

Os recursos para a criação do CET 4.0 virão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com investimento da ordem de R$ 500 mil, e outros R$ 500 mil oriundos de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Vitor Lippi.

O CET 4.0 será um espaço voltado ao desenvolvimento de tecnologia com o conceito de Indústria 4.0, baseado em inovações, como internet 5G, automação, robótica e Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), permitindo a comunicação entre máquinas. O avanço está sendo considerado também uma nova revolução industrial e tem o propósito de ampliar a competitividade das indústrias brasileiras no cenário mundial.

A escolha da Região Metropolitana de Sorocaba para a instalação do primeiro Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 é estratégica e beneficiará não somente as grandes companhias. Empresas de todos os portes e que compõem a rede de fornecedores dessas empresas-âncoras também podem solicitar o suporte do Parque Tecnológico de Sorocaba, o que representa uma enorme contribuição para essas organizações individualmente, assim como para todo o ecossistema de negócios que envolve a região.

O CET 4.0 é uma iniciativa que conta, além da parceria com o governo federal e da Prefeitura de Sorocaba, com o apoio de instituições de ensino, centros de pesquisa, consultorias especializadas e todos os parceiros envolvidos no ambiente da produção industrial. “O Parque Tecnológico de Sorocaba será o local que vai reunir todo esse conhecimento e se transformar no vetor de evolução tecnológica direcionada às indústrias.  A atuação regional deverá se tornar uma referência em tecnologia 4.0 para todo o País”, ressalta o presidente do PTS, Nelson Cancellara. 

Tudo que for criado no Centro de Excelência estará disponível em uma plataforma digital acessível para empresas de todo o País, as quais poderão replicar essas experiências de êxito colocadas em prática aqui. A ideia é que Sorocaba se torne o polo irradiador desses novos conhecimentos para o Brasil todo.

O projeto de implantação de tecnologia 4.0, ao mesmo tempo, se alinha às ações voltadas para o desenvolvimento econômico do município, abrangendo desburocratização, criação de incentivos fiscais para atração e retenção de empresas e capacitação de mão de obra especializada.

O acesso às informações e conhecimentos a serem produzidos pelo CET 4.0 do Parque Tecnológico de Sorocaba será por meio de uma plataforma on-line que já está sendo desenvolvida. “Este importante Centro de Tecnologia 4.0 que está sendo criado será nosso braço forte na atualização tecnológica que Sorocaba precisa e nos ajudará na retomada da posição de protagonismo e liderança regional da nossa cidade”, afirma o prefeito Rodrigo Manga.

23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Outro evento na agenda do ministro Marcos Pontes em sua visita a Sorocaba será a participação na entrega de medalhas da 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), organizadas pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em conjunto com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).

O ministro Marcos Pontos, que também é engenheiro e astronauta, é o convidado de honra para fazer as homenagens aos alunos vencedores dessas edições das competições.

Esses eventos científicos são anuais e envolvem a participação de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio, com recursos majoritariamente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao MCTI, e têm também o patrocínio da Universidade Paulista (Unip).

As disputas servem de estímulo para que os estudantes desenvolvam interesse pela área científica e exerçam seu conhecimento. Nessas últimas edições, entre as 25 escolas vencedoras no município, 11 são públicas, sendo que duas delas, E.M. Dr. Getúlio Vargas e E.M. Matheus Maylasky, integram a rede municipal de ensino. (Da Redação, com informações da Secom/Sorocaba)