Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Aluna que errou a aplicação da vacina pede desculpas pela falha

O caso viralizou após publicação de vídeo mostrando o momento da "aplicação"

17 de Junho de 2021 às 12:47
Kally Momesso [email protected]
A PSICÓLOGA SE VACINOU COM A PRIMEIRA DOSE DURANTE AÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE
A PSICÓLOGA SE VACINOU COM A PRIMEIRA DOSE DURANTE AÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE (Crédito: Reprodução/redes sociais)

Atualizada às 15h50

A estagiária que errou o procedimento de aplicação da vacina contra a Covid-19 pediu desculpas nesta quinta-feira (17). Ela não quis se identificar. O caso viralizou após publicação de vídeo mostrando o momento da "aplicação" realizada na ultima segunda-feira (14) na psicóloga Laura da Silva Santos Alves, em um shopping de Sorocaba.

A mãe de Laura gravou todo o processo de imunização. Entretanto, ao analisar o vídeo da aplicação, ela percebeu que a enfermeira não aplicou devidamente o imunizante, já que o líquido continuou na seringa após a injeção da dose. O vídeo teve mais de 63 mil visualizações.

Em texto enviado à imprensa pelo Instituto Politécnico de Enfermagem Irmã Dulce, onde a aluna frequenta o curso de Auxiliar de Enfermagem, a estagiária lamenta o ocorrido. "Lamento a falha ocorrida, mas foi rapidamente resolvida", conta ela.

A aluna explica que estava insegura no momento da aplicação da dose. "Estou em estágio supervisionado, e acontece que algumas seringas são mais duras, o que me deixou insegura", relata.

De acordo com a estudante, ela está "abalada" com o caso e, principalmente, com as ameaças contra ela. "Os profissionais que acompanham a vacinação são dedicados e sérios. Estou sofrendo ameaças, mas lembro que todos estamos sujeitos a falhas, especialmente no período de estágio".

Ela ainda esclareceu que não é possível reaproveitar a vacina por "estragar rapidamente se não estiver em temperatura adequada". Ela ainda lembrou que "as tampinhas são guardadas para conferência e para a campanha de troca por cadeiras de rodas".

"Como demonstra o vídeo, mostrei a seringa à munícipe e ambas não reparamos imediatamente que não havia sido injetado o imunizante. Novamente me desculpo pela falha, destacando que não houve intenção e reitero que não houve qualquer dano", concluiu a estagiária.

De acordo com a escola de enfermagem, esta teria sido a primeira aplicação de vacina da estudante.

Erros durante a vacinação

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) realizou um levantamento das denúncias de aplicação incorreta de vacina contra Covid-19 recebidas em todo o Estado. O levantamento aponta que este foi o segundo erro notificado em Sorocaba. No Estado de São Paulo foram registradas 58 denúncias, sendo 27 apenas na capital.

O Coren ainda ressaltou que os profissionais da saúde sigam as orientações do Ministério da Saúde quanto à aplicação de vacina intramuscular.

Processo de apuração

A Secretaria da Saúde de Sorocaba informou ontem (16), em nota, que deve investigar o caso. “A Ses já notificou a escola técnica responsável para apurar o ocorrido, assim como a Prefeitura, a pedido do prefeito Rodrigo Manga, vai abrir um processo de apuração para verificar qual foi o motivo do erro na aplicação”, afirmou.

Já nesta quinta-feira (17), a pasta afirmou que o processo de investigação da Corregedoria Geral do Município (COR) já foi instaurado. "Neste momento, encontra-se na fase de solicitação de informações à Secretaria da Saúde (SES) e à Escola Técnica, responsável pela aplicação naquele momento. Dessa forma, a apuração continua em andamento, para que seja possível concluir o motivo da falha no procedimento".

Boletim de ocorrência

Já conforme a Polícia Civil, o Instituto Politécnico de Enfermagem Irmã Dulce realizou boletim de ocorrência contra Laura de crime contra a honra e calúnia. Entretanto, não foi realizada queixa crime. 

Laura contou à reportagem que está chateada com a situação. "Estou bem nervosa, pois em nenhum momento agi de má fé. Eu fui prejudicada", contou a psicóloga.